25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal mantém protesto contra novas competências na área da educação

Câmara de Setúbal mantém protesto contra novas competências na área da educação

Secretario de Estado das Autarquias Locais reconhece que são necessários ajustes na descentralização

- PUB -

O secretario de Estado das Autarquias Locais, admite que ainda falta fazer acertos relativamente à descentralização de competências na área da Educação. Esta foi uma das conclusões da reunião que teve com várias autarquias, entre elas a de Setúbal, na qual recebeu um documento onde estão identificadas as principais dificuldades sentidas pelos municípios em assumir as novas competências neste sector.

No encontro que decorreu na passada semana, o governante “reconheceu que há dificuldades que têm de ser ultrapassadas” nesta matéria, revelou o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins.

“Esperemos que ele leve as coisas a bom porto para que consigamos trabalhar”, comentou o autarca, que falava durante a tomada de posse do Conselho Municipal de Educação de Setúbal, para o mandato 2021-2025 na passa segunda-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

- PUB -

“Tomámos uma posição pública sobre isto para que não restem dúvidas. Respeitamos a lei e assumimos as novas competências, mas sob protesto, pois há questões com as quais não podemos estar de acordo”, reafirmou o presidente mantendo a sua posição sobre esta matéria.

Uma das dificuldades, referiu, é o facto de a autarquia receber mais de cinco centenas de novos trabalhadores das escolas, estando apenas prevista a entrega de verbas para o pagamento de salários, “esquecendo todas as restantes obrigações, como por exemplo seguros, equipamentos de protecção individual, medicina no trabalho ou formação profissional”. E advertiu: “Os orçamentos municipais não esticam”, pelo que, “sem as necessárias transferências para acompanhar as novas competências, pode ficar prejudicada a prestação de serviços às populações”.

A fechar a sessão de tomada de posse, André Martins deixou um desafio às escolas de Setúbal para que “encontrem caminhos para que as crianças e os jovens possam participar” nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Setúbal, no âmbito do projecto municipal “Venham Mais Vinte e Cincos”.

- PUB -

“Queremos que participem e nos ajudem a deixar uma marca com este programa comemorativo. Zeca Afonso tinha uma grande ligação a Setúbal e é nossa obrigação dizer que ele está presente aqui”, acrescentou.

Aprovação do regimento interno

O Conselho Municipal de Educação consiste num órgão de consulta que tem por objectivo analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo, propondo as acções consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência.

Em termos de estrutura, é presidido pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, que delegou funções na vice-presidente e vereadora Carla Guerreiro, responsável pelo pelouro da Educação. Na altura da tomada de posse, o presidente do município realçou o trabalho desenvolvido pelos agentes educativos no empenho na “formação e preparação dos homens e mulheres de amanhã”.

A seguir à tomada de posse realizou-se a primeira reunião do Conselho Municipal de Educação do mandato 2021-2025, para aprovação do regimento interno e calendarização das reuniões ordinárias a realizar este ano.
Na ordem de trabalhos foi incluída uma deliberação sobre a constituição de uma comissão permanente, constituída por todos os directores dos agrupamentos de escolas e de escolas não-agrupadas com a função de acompanhamento e articulação entre o município e as escolas.

A participação no Conselho Municipal de Educação de um representante do ensino artístico e do ensino profissional e a eleição de um representante do Conselho Municipal de Educação para o Conselho Municipal de Segurança também integram a ordem de trabalhos.
A primeira reunião apreciou, igualmente, a deliberação sobre a proposta de Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo de 2022-2023 e propostas para a criação de grupos de trabalho sobre a Carta Educativa do concelho de Setúbal, as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e a transferência de competências.

 

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -