9 Dezembro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcochetePrevenção e Segurança Industrial traz especialistas e governantes ao concelho de Alcochete

Prevenção e Segurança Industrial traz especialistas e governantes ao concelho de Alcochete

O encontro vai considerar a grande imprevisibilidade de acontecerem acidentes nas unidades fabris

- PUB -

 

A prevenção e segurança em ambiente industrial vão estar em debate no Fórum Cultural de Alcochete a 18 de Maio, numa conferência onde estará presente a secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar. Um encontro que vai colocar em cima a grande imprevisibilidade da segurança neste tipo de unidades, e o facto de “não ser possível garantir com fiabilidade a ausência de acidentes”, pelo que “a principal missão assenta na prevenção de riscos”, sublinha a organização ada conferência.

Neste quadro, o objectivo da conferência na próxima quarta-feira consiste na “sensibilização dos diferentes actores para a implementação de medidas consideradas necessárias, no âmbito da prevenção e segurança em ambiente industrial e na redução do risco de qualquer acidente industrial, num ambiente de trabalho seguro e protegido”.

- PUB -

A conferência está aberta ao público em geral, mas está sujeita a inscrição obrigatória através do endereço https://bit.ly/confprevencaoesegurancaindustrial.

Debate começa às 9h30 e termina às 12h30

O programa começa às 09h30 com a recepção e encaminhamento dos convidados. Quinze minutos depois, e até às 10h00, é a abertura da conferência com a participação da secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, e do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto.

- PUB -

Das 10h00 às 11h30 decorre o painel Prevenção e Segurança em Ambiente Industrial, moderado por Paula Almeida da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil / Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal.

Segue-se o tema Referencial de actuação das indústrias no domínio dos “Riscos”, por Isabel Santana da Direcção de Proximidade Regional e Licenciamento do IAPMEI.
O painel de gestão e sensibilização para uma cultura de segurança no Trabalho “A contribuição da sinalização de Segurança” vai estar a cargo de João Janeiro, Sinalux.
A Manutenção de sistemas de segurança contra incêndio em edifícios industriais é apresentada por Nuno Henriques, do ISEL, Instituto Politécnico de Lisboa.

Depois de um pequeno intervalo, segue-se o painel Prevenção e Segurança em Contexto Operacional que terá como moderador João Carlos Marques do Serviço Municipal de Protecção Civil de Alcochete.
As Boas práticas na indústria de embalagens metálicas é apresentada por Luís Vilhena, Eviosys, pouco depois o tema será sobre Socorro e emergência em contexto industrial, por Paulo Vieira, comandante do corpo de Bombeiros Voluntários de Alcochete.

O encerramento está marcado para as 12h30, com a intervenção do comandante Operacional Distrital de Setúbal, João Pinto e de Maria de Fátima Soares, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcochete.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -