18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalNovo espaço desportivo na Amora vem dar mais forças às actividades náuticas

Novo espaço desportivo na Amora vem dar mais forças às actividades náuticas

A Associação Naval Amorense e o Clube de Canoagem de Amora vão ser parceiros em terra e adversários nas águas

- PUB -

 

O Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense partilham desde o passado domingo as mesmas instalações junto à Baía do Seixal. O Centro Náutico de Amora foi construído em dois hectares de terreno adquirido pela Câmara Municipal, que também apoiou financeiramente os dois clubes com um investimento global de 3 474 202 euros.

Com este novo equipamento inaugurado no domingo, os dois clubes de canoagem passam a ser parceiros em terra e adversários nas águas. “Colaboração” e levar o Seixal ao topo da modalidade, foi a expressão que ficou entre os dois presidentes, Rui Pinheiro da Associação Naval Amorense, e João Paulo Duarte do Clube de Canoagem de Amora.

- PUB -

Com o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, a comentar que o novo equipamento pode ser visto como “um ponto de partida para a requalificação da frente da Baía” no lado da Amora, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Santos, acrescentou que a Câmara Municipal tem “prosseguido uma estratégia de requalificação das frentes ribeirinhas da Baía”.

Assim, numa primeira fase, a estratégia passou pelo núcleo histórico do Seixal, e agora “existe concurso aberto para uma grande intervenção na zona de Arrentela”. Por sua vez, para a “zona de Amora há um plano e urbanização que vai permitir que toda esta área possa receber equipamentos, áreas verdes, de lazer e outras para uso-fruto das populações”. Embora os terrenos deste plano não sejam pertença da Câmara, o autarca sinaliza que a autarquia pode gerir os projectos conjuntamente com os proprietários.

“Nos últimos anos, a Câmara Municipal do Seixal investiu em equipamentos desportivos 16 milhões de euros, sem qualquer apoio dos governos nem de Fundos Europeus, estes deixam sempre para trás o deporto e cultura nas prioridades”, afirmava Joaquim Santos na manhã da inauguração do novo equipamento.

- PUB -

Enumerava ainda que a autarquia, também em poucos anos, já apoiou a construção do Centro de Treinos do Amora Futebol Clube, e cinco pavilhões desportivos, uma piscina e, agora, o Centro Náutico de Amora. “Brevemente, será construído mais um pavilhão desportivo na Amora, no Parque do Serrado”, acrescentou Joaquim Santos.

Com uma praça central entre os dois edifícios do Centro Náutico, disponível para diversas actividades, este equipamento é constituído por dois hangares onde agora se instalam os dois clubes. Além de melhores condições técnicas para as embarcações e preparação de trabalho, o novo centro veio também melhorar as acessibilidades ao espelho de água, com a construção de novas rampas.

Em termos de prática náutica, o Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense desenvolvem actividades de canoagem, vela, ‘stand up paddle’, natação e triatlo nas vertentes de lazer, formação e competição, assim como organizam iniciativas em modalidades tais como o ‘windsurf’ ou os barcos-dragão.

A Associação Naval Amorense promove triatlo, natação e canoagem. Conta com 202 atletas, e já tem diversos títulos regionais e nacionais nas várias modalidades, assim como atletas convocados regularmente para as respectivas selecções nacionais.

O Clube de Canoagem de Amora, promove sobretudo a canoagem em diversas vertentes e possui vários títulos regionais, nacionais e internacionais, assim como presenças de relevo em competições internacionais e atletas convocados para as respectivas selecções nacionais, com um total de aproximadamente 170 atletas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -