26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSeixal lança projecto com movimento associativo para um Maio de cultura

Seixal lança projecto com movimento associativo para um Maio de cultura

A primeira edição do Seixal Cultural vai incluir 53 associações num programa que vai passar por todas as freguesias

- PUB -

O concelho do Seixal promove, de 05 a 22 de Maio, a primeira edição do projecto “Seixal Cultural” com 100 actividades desde o teatro ao cante alentejano, passando pelas expressões de cultura urbana, literatura, dança e música.

O anúncio foi feito hoje pela Câmara Municipal.

O Seixal Cultural é um projecto organizado pela autarquia e pelo movimento associativo cultural do concelho e envolverá nesta primeira edição 53 associações.

- PUB -

Segundo a autarquia, através de uma programação que integra aulas abertas, workshops, exposições e espectáculos, a realizar nos espaços do movimento associativo e em espaços públicos de todas as freguesias do concelho, a população poderá conhecer e participar num conjunto de actividades que irão do teatro ao cante alentejano, passando pelas expressões de cultura urbana e artes visuais, literatura, dança, folclore, música filarmónica, grupos corais e orquestras.

As iniciativas decorrem de quinta a domingo durante todo o mês de Maio, arrancando com a peça “Conversas Imaginárias” do grupo de Teatro Ivone Silva/Bastidores D’Arte, na Associação de Moradores dos Redondos.

O evento vai contar também com a participação das associações de deficientes, de idosos e de migrantes com o objectivo de mostrar que a cultura não tem barreiras nem obstáculos.

- PUB -

“O Seixal sempre se caracterizou por ser um concelho virado para a cultura da população e a cultura está na nossa história” disse o vice-presidente da autarquia, Paulo Silva, em declarações à agência Lusa.

Paulo Silva que é também responsável pelo pelouro da Cultura, Juventude, Participação, Desenvolvimento Social e Saúde, adiantou que o evento tem como objectivo dar visibilidade ao trabalho feito pelo movimento local permitindo o intercâmbio entre associações.

“A cultura é acessível a toda a gente e não tem barreiras nem fronteiras. As comunidades migrantes também já aderiram e uma das associações apresentou a proposta de uma noite de fado com música tradicional de Cabo Verde”, disse.

O autarca explicou que o concelho do Seixal tem um movimento associativo cultural muito rico, sendo esta também uma forma de mostrar o seu trabalho à população.

“Que a cultura seja um polo aglutinador de toda a população do Seixal com especificidades próprias, mas com uma identidade cultural que demonstre a coexistência pacífica de todos no concelho do Seixal”, frisou.

GC / Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -