29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalLuís Maurício alega quebra de lealdade e demite-se da distrital de Setúbal...

Luís Maurício alega quebra de lealdade e demite-se da distrital de Setúbal do Chega

Vai manter-se na Assembleia Municipal e como militante base do partido. Bruno Nunes, deputado parlamentar eleito por Setúbal, lamenta decisão

Luís Maurício vai apresentar nos próximos dias – e não na próxima segunda-feira, como anunciou na página que administra no Facebook – a demissão da presidência da Comissão Política Distrital de Setúbal do Chega e deixará de ser conselheiro nacional do partido.

- PUB -

A decisão está tomada e é irreversível. “Saio pelo meu próprio pé. Já não tem volta atrás”, disse Luís Maurício a O SETUBALENSE, ao mesmo tempo que confirmou que continuará a ser militante base do partido e a desempenhar a função de deputado pelo Chega na Assembleia Municipal de Setúbal.

“Esta decisão surge após uma quebra de confiança e lealdade. Podem apontar-me muitos erros, pois não sou perfeito, o que não podem é pôr em causa a minha lealdade e compromisso com o presidente do partido, inclusive fui várias vezes acusado de ser demasiado leal ao mesmo”, escreveu o ainda líder da distrital, que deixa transparecer a existência de algumas divergências no seio do órgão.

“Não é uma mentira repetida muitas vezes que a torna verdade e irei defender o meu bom nome até às últimas instâncias. Continuarei apenas como militante base, o que me permitirá uma maior liberdade para intervir junto daqueles que, de uma forma cobarde, contribuíram para este desfecho”, pode ler-se na publicação, através da qual anunciou que apresentaria a demissão da presidência da distrital “com efeitos imediatos” na próxima segunda-feira. O pedido só será, no entanto, formalizado “nos próximos dias ou próximas semanas”, corrigiu em declarações a O SETUBALENSE, depois de admitir já ter falado com André Ventura, presidente do Chega. “Falámos, obviamente. É uma posição minha e estamos a resolver as coisas. Mas neste momento não vou adiantar mais nada. Vou ser sempre um dos verdadeiros fundadores do partido.”

- PUB -

Bruno Nunes: “A distrital tinha de ir a eleições”

Para Bruno Nunes, deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo de Setúbal e coordenador nacional autárquico do Chega, “ninguém pode colocar em causa a dedicação de Luís Maurício ao partido”. Bruno Nunes não deixa de lamentar a decisão tomada por Luís Maurício, mas considera que este “é um não caso”.

“O Luís Maurício sabia que a distrital teria de marcar eleições e terá sentido que não tinha condições para avançar, para se recandidatar. Terá sentido uma quebra de lealdade e sente-se também cansado, depois de muitas batalhas em que esteve envolvido. Decidiu demitir-se, acelerando o processo das eleições para a distrital”. Isto, porque o órgão foi eleito para um mandato de dois anos e já lá vão cerca de três. “A distrital estava em gestão. Não podia tomar decisões deliberativas, que vinculem o partido. Assim [com a demissão], Luís Maurício forçou a renovação da comissão política”, adianta, para esclarecer de seguida que agora “a direcção nacional ou nomeia uma comissão de gestão ou convoca eleições para a distrital de Setúbal”.

- PUB -

O parlamentar espera que o órgão “retome o seu caminho o mais rápido possível, com uma estrutura sólida, através de um processo pacífico e que não se debatam pessoas mas sim ideias”.

Certo é que estará à margem de um futuro sufrágio interno. “Não me vou envolver em nenhuma eleição para a distrital. Não sei quando vão ser convocadas eleições, mas não serei candidato nem apoiarei nenhuma lista, porque [como deputado] no dia seguinte tenho a obrigação de trabalhar com o presidente que for eleito”, afirma.

A concluir, Bruno Nunes reconhece que Luís Maurício tem sido determinante na acção do Chega na região. “Teve um papel importantíssimo no partido e na minha eleição. Teve um trabalho enorme com as concelhias. Espero que continue a trabalhar em prol do partido.”

Luís Maurício sai da distrital, mas não abandona o Chega, ao contrário de vários eleitos nas últimas autárquicas que renunciaram ao partido. Os casos mais sonantes foram os de Ivo Pedaço, vereador na Moita, que se desfiliou do partido, e de Henrique Freire e Márcio Souza, vereadores nas autarquias de Seixal e Sesimbra, respectivamente, que também saíram — Márcio Souza abdicou do partido para assumir o pelouro da Protecção Civil no executivo CDU de Sesimbra; e Henrique Freire viabilizou o Orçamento Municipal no Seixal, também de gestão CDU.

O Chega acabou assim por ficar sem qualquer vereador no Distrito de Setúbal. As dissidências foram mal digeridas internamente e este terá sido até um dos pontos geradores de clivagens entre alguns elementos do partido e Luís Maurício, que foi responsabilizado pelas escolhas daquele trio de candidatos.  

O balanço do 18

Na mensagem que publicou no Facebook, Luís Maurício intitula-se “o 18”, “um dos verdadeiros fundadores do partido, conselheiro nacional desde o primeiro congresso, sempre um dos subscritores das candidaturas do presidente do partido, e presidente da primeira comissão política distrital do País” do Chega.

Em jeito de balanço, o ainda responsável pela distrital lembra algumas das acções que desenvolveu pelo partido, para explicar quem é o 18 na estrutura do Chega. “[Foi] candidato às primeiras eleições legislativas pelo círculo de Setúbal, organizou e pôs na rua campanhas em todos os concelhos do distrito para as eleições desde o início, [foi o] criador da primeira página oficial do Chega (Barreiro), organizador do primeiro jantar nacional do Chega (Barreiro); organizou a candidatura a todos os concelhos nas eleições autárquicas; [e] elegeu um deputado com um mês intenso de campanha”, enunciou.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -