27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalFogo-de-artifício na Baía, música e inaugurações comemoram 25 de Abril no Seixal

Fogo-de-artifício na Baía, música e inaugurações comemoram 25 de Abril no Seixal

As comemorações da Revolução de 25 de Abril de 1974 este ano no concelho têm como lema “Viver Abril no Seixal – Com igualdade de direitos e paz, fascismo nunca mais!”

- PUB -

 

O Parque Urbano da Quinta das Laranjeiras, em Fernão Ferro, vai ser inaugurado a 30 de Abril. Trata-se de um novo espaço verde construído pela Câmara do Seixal, entre a Avenida 25 de Abril e as ruas Ernestino Costa e Charlie Chaplin.

A reconversão desta área inclui uma praça central, zonas de estadia com mesas e bancos, bebedouros, equipamentos infantis e desportivos e percursos pedonais.

- PUB -

No mesmo dia, é inaugurado o Jardim de Infância de Paio Pires, da Escola Básica da mesma freguesia. É também uma obra assumida pela autarquia que vai servir a rede pública de educação do pré-escolar. Tem três salas e refeitório a funcionar tanto para o jardim de infância como para a escola básica.

São inaugurações enquadradas nas comemorações da Revolução de 25 de Abril de 1974 que, este ano, no concelho têm como lema “Viver Abril no Seixal – Com igualdade de direitos e paz, fascismo nunca mais!”.

Para esta comemoração estão programadas diversas actividades a decorrerem durante este mês e, evidencia o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos: “o Seixal celebra o 48.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, e recorda o dia mais importante da história recente do País; o dia em que foi derrubado o regime fascista, que ditou o fim da guerra colonial, a libertação desses povos irmãos, a conquista da democracia e da liberdade”.

- PUB -

E frisa ainda: “Estes foram direitos e garantias conquistados pelo Movimento das Forças Armadas e pelos portugueses que resistiram à ditadura e lutaram, ao longo de 48 anos, contra o fascismo”.

O Seixal celebra assim Abril com um conjunto de iniciativas culturais, desportivas, sociais e também alusivas à paz, como a reunião do Movimento Municípios pela Paz e a inauguração da exposição de “Cartazes sobre a Bomba Atómica da Mayors for Peace”, que abriu a 8 de Abril, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Destaque também para a exposição “A Maior Flor do Mundo” que vai estar patente ao público até 14 de Maio no átrio da Biblioteca Municipal do Seixal, onde ainda se inaugura as “Comemorações do Centenário de José Saramago”.

A música também vai marcar as comemorações, com o próximo concerto dos Alcoolémia no palco do Fórum Cultural do Seixal, dia 21, com a banda de Amora a apresentar o seu mais recente álbum. No dia 30 é para se ouvir jazz, no Dia Internacional do Jazz, com Carmen Souza a apresentar o espectáculo The Silver Messengers – Homenagem a Horace Silver.

É também com música que se vai entrar na noite de 24. Trata-se do espectáculo “Cumprir a Revolução – Agir Canta Abril”, no Parque da Quinta dos Franceses, a partir das 22h00, com o músico e compositor Agir acompanhado pelos seus convidados. À meia-noite, com a entrada do dia 25 de Abril, sobre a Baía haverá fogo-de-artifício ao som de “Grândola, Vila Morena”.

Após o espectáculo pirotécnico, às 0h30, o palco é de Julinho KSD para animar as gerações mais jovens pela madrugada dentro.

Na manhã do dia 25 realiza-se a 36.ª Estafeta que vai cruzar as ruas de Arrentela. Às 9h30, tem início a Saudação ao Poder Local Democrático, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, seguida da Homenagem ao 25 de Abril, na Praça 1.º de Maio, no Seixal. Será ainda colocada a Bandeira da Liberdade de Homenagem ao 25 de Abril na Rotunda da Quinta de Santa Rita (junto ao RioSul Shopping), na Torre da Marinha, e é inaugurado o Centro Náutico de Amora, às 11h30 horas, na zona ribeirinha da freguesia.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -