29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCibersegurança em conferência no Cine-Teatro S. João

Cibersegurança em conferência no Cine-Teatro S. João

Iniciativa junta representantes do Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária e DECO, entre outros

 

- PUB -

Aprofundar e divulgar a temática da cibersegurança de empresas, organizações e consumidores é o objectivo da conferência que vai ter lugar, das 9 às 17h00, no Cine-Teatro S. João. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Palmela e pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em parceria com a Direcção-Geral do Consumidor, a Universidade Nova de Lisboa, a Polícia Judiciária, a DECO e a Procuradoria-Geral da República.

Subordinada ao tema “Os Desafios e a Segurança na Sociedade Digital”, a conferência “é dirigida a empresas, organizações públicas, técnicos municipais, escolas, pais/encarregados de educação, jovens e população em geral”, salienta a autarquia. Além do programa base, adianta o município, o evento vai englobar “cinco conferências satélite”.

Após a sessão de abertura, que contará com as intervenções de Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, e Lino Santos, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), serão abordados quatro temas, seguidos de um debate. Pedro Mendonça (do CNCS) intervirá sobre “competências em cibersegurança”; Rogério Bravo (da Polícia Judiciária) abordará “a segurança dos cidadãos e o cibercrime”; José Tribolet (do Instituto Superior Técnico) terá como tema “o papel das autarquias na cibersegurança da sociedade”; e Miguel Lopez (do Instituto Politécnico de Setúbal) dissertará sobre “a inteligência artificial – os desafios e oportunidade para as organizações e os cidadãos”. A moderação estará a cargo de José Carlos Araújo. O vereador Luís Calha encerrará este painel matinal.

- PUB -

Conferências satélite

À tarde realizam-se as conferências satélite, todas seguidas de debate. A primeira com uma mesa redonda, que juntará Ana Rita Castanheira (CNCS), Cristina Almeida (Women4cyber) e Liliana Castro e Inês Santos (Portuguese Women in – tec), com moderação de Ana Serra (Agrupamento de Escolas Hermenegildo Capelo).

A segunda, subordinada ao tema “a protecção de dados e a informação ‘on-line’ para a administração pública”, terá como oradores António Madureira, responsável pela protecção de dados de municípios, que irá falar sobre “o mercado único digital”, e Nuno Pires (CNCS/Instituto Politécnico de Lisboa) com o tema “a segurança da informação no ciberespaço”. A moderação será de Ana Paula Ruas (Câmara de Palmela).

- PUB -

“Economia digital e a segurança das empresas e organizações” é o tema da conferência seguinte, moderada por Paula Magalhães (Câmara de Palmela). Alexandre Nilo da Fonseca (Associação Economia Digital) abordará as “oportunidades e desafios do meio digital” e Sofia Lopes Agostinho (NOVA Consumer Lab) “a ética e os direitos fundamentais na Internet”.

O evento prosseguirá com o tema “a engenharia social, a cibersegurança e as compras ‘on-line’”. Ana Filipa Claro (Direcção Geral do Consumidor) intervirá sobre “as novas regras para os bens, conteúdos e serviços digitais”; Luís Pisco (DECO) sobre “o comércio e os contratos ‘on-line’” e Sérgio Ribeiro (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica) irá debruçar-se sobre “as fraudes ‘on-line’ e o sistema de reclamações”. A moderação será de Sónia Lapa Passos.

Por fim, “o digital da vida das pessoas e cidades” juntará João Torres (IPS) para falar sobre “os riscos e as oportunidades nas redes sociais”, Miguel Figueiredo (IPS) com o tema “o algoritmo, a informação e a desinformação na Internet” e Nuno Cruz (IPL) com a temática dos “desafios de segurança na era das cidades inteligentes”. A moderação estará a cargo de Rogélio Rodrigues (ATEC). O encerramento está previsto para as 17h00.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -