17 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNovos autocarros da Carris Metropolitana já se encontram estacionados em território sadino

Novos autocarros da Carris Metropolitana já se encontram estacionados em território sadino

De entre as 237 viaturas parqueadas no parque BlueBiz, cerca de três dezenas “destinam-se às carreiras de Setúbal”

 

- PUB -

As cerca de três dezenas de novos autocarros da Carris Metropolitana que vão passar a garantir o transporte de passageiros no concelho de Setúbal, a partir de 1 de Junho, já se encontram em território sadino.

No Parque Industrial da Península de Setúbal BlueBiz estão estacionados não só os veículos que vão servir o concelho, como também os que passam a circular em Alcochete, Moita, Montijo e Palmela, num total de 237 autocarros.

‘Vestidas’ de amarelo, as viaturas aguardam ‘pela chegada’ do “novo operador Alsa Todi – formado pela NEX Continental e a Transportes Luísa Todi -, vencedor do concurso público para o Lote 4 da Área Metropolitana de Lisboa”, que contempla os cinco concelhos, para entrarem ao serviço.

- PUB -

Na passada sexta-feira, em visita ao local onde estão parqueados os autocarros, André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, garantiu que “com esta nova frota de autocarros e com o reforço das carreiras é possível que, progressivamente, os setubalenses passem a utilizar transportes públicos em detrimento da viatura particular”.

“É um grande incentivo para beneficiar o ambiente, a saúde e o bem-estar na cidade”, sublinhou o autarca, citado em nota de Imprensa da autarquia.

No âmbito da entrada em funcionamento do novo operador, a edilidade sadina teve “um envolvimento determinante na definição da nova rede de transporte rodoviário de passageiros, num investimento municipal a rondar os 2,8 milhões de euros anuais, que inclui a participação no passe Navegante”.

- PUB -

“Trabalhamos todos os dias para fazer de Setúbal um concelho de referência no bem-estar e na qualificação do território. Este investimento é muito bem empregue porque melhora a qualidade de vida dos setubalenses”, garantiu o edil.

Passados três anos da entrada em vigor do novo passe, implementado desde 1 de Abril de 2019 nos 18 municípios da AML, o Navegante, de acordo com André Martins, “permitiu reduzir significativamente os custos dos passes, o que constitui uma grande vantagem para os utentes, sobretudo as pessoas com menos condições financeiras”.

Já sobre “a futura rede de transporte rodoviário”, garantiu o autarca que “possibilita melhorar as condições de circulação em toda a cidade e está preparada para satisfazer as necessidades do dia-a-dia, quer nas deslocações para a escola, trabalho e compras, quer para o lazer, designadamente para as praias da Serra da Arrábida”.

Em seguida, anunciou: “Nesta época balnear vamos já ter autocarros eléctricos a circular para as praias, com benefícios para o ambiente e para o bem-estar dos cidadãos”.

Reforço na frequência do serviço com oferta a crescer 35%

Com a visita ao Parque Industrial da Península de Setúbal BlueBiz, “conduzida pelos responsáveis do concessionário do serviço”, o presidente da Câmara de Setúbal “ficou a conhecer melhor as condições proporcionadas pelos autocarros, destinados a Setúbal, Palmela, Montijo, Moita e Alcochete, com carreiras interurbanas para Lisboa”.

Já o director de operações da Alsa Todi, Sérgio Adegas, depois de adiantar que de entre os 237 autocarros, “cerca de três dezenas destinam-se às carreiras a realizar em Setúbal”, frisou que, com as viaturas a serem “totalmente novas”, os setubalenses “vão ter uma surpresa relativamente às condições em que circulavam nos últimos tempos, com conforto e segurança assegurados”.

Além disso, assegurou Sérgio Adegas que “o serviço terá também muito maior frequência, com um reforço da oferta acima dos 35% relativamente ao existente, sendo que aos percursos actuais, que se mantêm ou terão alterações, juntam-se muitos novos”.

De forma a facilitar o acesso a cidadãos com mobilidade reduzida, “todos os autocarros dispõem de rampas, bem como de um sistema de contagem de entrada e saída de passageiros, o que permite conhecer os padrões de mobilidade dos utentes”.

Entre os novos autocarros há “viaturas de tipo regular, duas dezenas são eléctricos e 35 a gás”, assim como há “duas dezenas de “sprinters”, ou seja, veículos pequenos com capacidade para 15 lugares destinados a percursos em estradas estreitas e quatro para viagens de longo curso”.

Em cada paragem da rede, “quer possua ou não abrigo de passageiros”, passará a estar disponível “informação sobre os horários completos de cada carreira e o horário de passagem, além de que, sempre que possível, haverá um desenho da linha com a indicação das paragens”.

Disponível vai estar também nas paragens de autocarros um “sistema de QR Code para consulta dos horários de cada linha”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -