26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalComissão Regional ‘agarra’ óleos usados detectados em Setúbal para onde está prevista...

Comissão Regional ‘agarra’ óleos usados detectados em Setúbal para onde está prevista urbanização (actualizada)

A Zero denunciou, e a CCDR-LVT actuou. Não pode haver construção de urbanização sem retirada dos resíduos

 

- PUB -

A existência de um “fosso com óleos lubrificantes usados na Rua Almeida Garret”, em Setúbal, denunciada pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, já está a ser controlada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

Na notícia publicada ontem, segunda-feira, no jornal O SETUBALENSE, Rui Berkemeier, técnico da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, apontava a suspeita sobre a existência de um “depósito de hidrocarbonetos”, provenientes de descarga de “óleos lubrificantes usados” de uma “oficina que funcionou no local”, os quais considera a possibilidade de serem “contaminantes”.

Preocupação maior, é que, por informações que chegaram à Zero, para este terreno “estará prevista uma urbanização”, refere o ambientalista. A isto acrescenta que a situação foi reportada à presidente da CCDR-LVT, Maria Teresa Almeida.

- PUB -

Questões que foram também colocadas por O SETUBALENSE à CCDR-LVT, a qual em resposta através do vice-presidente, José Manuel Alho, confirma ter recebido o ofício da associação Zero e que, perante esta denúncia, “foi realizada uma acção de fiscalização ao local pela equipa [deste organismo público] a 28 de Março”.

Nesta acção, foi constatada a “existência de uma substância pastosa, de cor escura que escorria pelo pavimento impermeabilizado”, refere. A isto, acrescenta que “o local em causa está a ser utilizado como estaleiro da obra a cargo da empresa Romantiburgo, com alvará de construção emitido pela Câmara Municipal de Setúbal, não tendo ainda sido efectuadas escavações na área aparentemente afectada”.

Perante este quadro, avança a CCDR-LVT que está a “desenvolver as diligências necessárias no sentido de garantir que o responsável pela intervenção proceda às medidas exigidas para a correcta caracterização e encaminhamento dos resíduos a destino adequado”. E vinca: “Este assunto continuará a ser acompanhado pela CCDR-LVT, em articulação com outras entidades”.

- PUB -

De facto, uma das preocupações apresentadas pelo ambientalista Rui Berkemeier, é que, “a confirmar-se que o solo está contaminado, tem de ser descontaminado antes de se avançar com a construção”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -