22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalAndré Martins garante que Câmara de Setúbal tudo fará para preservar a...

André Martins garante que Câmara de Setúbal tudo fará para preservar a Pedra Furada

O catedrático Galopim de Carvalho defende que é preciso estudar muito mais sobre este geomonumento classificado

 

- PUB -

A Pedra Furada, um geomonumento classificado como bem de interesse público localizado junto da Estação Ferroviária de Setúbal-Mar, na Estrada da Graça, volta a estar no foco das atenções da Câmara de Setúbal que afirma manter “todo interesse em continuar a preservar [esta formação rochosa] e a fazer o que estiver ao seu alcance para que seja, de facto, um ponto de referência da cidade”.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, durante uma palestra científica que contou com a presença do professor e geólogo Galopim de Carvalho, que transmitiu a alunos do 3.º ciclo do ensino secundário, professores e outros munícipes o interesse deste monumento de características únicas.

Na palestra que decorreu no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com o tema “Geodiversidade e Geoconservação”, o professor catedrático jubilado, de 90 anos, reconhecido como grande impulsionador do interesse do público português pela temática dos dinossauros, apontou que a formação rochosa Pedra Furada tem características únicas e peculiares, sobre a qual “ainda não se sabe muita coisa relativamente à sua origem, e que é preciso estudar”.

- PUB -

Adiantou ainda o antigo director do Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa e do Museu Nacional de História Natural, que o conhecimento que se tem sobre o geomonumento setubalense, é que tem dois a quatro milhões de anos, e que se trata de um rochedo de arenito ferruginoso atravessado por vários tubos verticais ocos, preenchidos por areia solta e clara.

Os cerca de 120 alunos das escolas secundárias D. Manuel Martins, Lima de Freitas, du Bocage e Sebastião da Gama, da Escola Básica Barbosa du Bocage e da Escola Profissional de Setúbal, presentes na sala, ouvirem André Martins afirmar o interesse da autarquia em preservar a Pedra Furada, a qual “muito deve ao professor Galopim de Carvalho. Foi ele que, na década de noventa, se mexeu e fez com que os poderes locais se mexessem também para evitar que a Pedra Furada fosse engolida por uma envolvente urbana que a iria anular”.

O convite da Câmara de Setúbal ao professor Galopim de Carvalho para conduzir a palestra sobre a Pedra Furada veio na sequência das atenções do executivo municipal sobre este geomonumento, depois de mais uma visita ao concelho no âmbito do projecto de participação cidadã “Ouvir a População, Construir o Futuro”, onde foi identificada a necessidade de se valorizar o local.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -