26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJovem Eunice Pratas entra na Assembleia da República e torna-se 'superdeputada'

Jovem Eunice Pratas entra na Assembleia da República e torna-se ‘superdeputada’

Além de parlamentar, a setubalense vai continuar como deputada municipal e de freguesia. E mostra-se confiante

 

- PUB -

Já é membro da Assembleia Municipal de Setúbal e da Assembleia da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. Aos 29 anos, Eunice Pratas, que preside também à Juventude Socialista (JS) de Setúbal, vai assumir em simultâneo o cargo de deputada à Assembleia da República. Torna-se assim numa espécie de “superdeputada” setubalense.

A jovem diz-se “cem por cento disponível” para acumular as três funções. “A confirmar-se, sou deputada ao cubo. Tenho a certeza do que sou capaz e continuarei a cumprir com todos os compromissos assumidos em cada um dos órgãos”, disse, sem se alongar em comentários nem esconder satisfação. “É uma grande honra poder trabalhar em prol da freguesia, da assembleia municipal e da nação.”

Eunice Pratas vai ocupar no hemiciclo a última das três vagas entre os 10 eleitos do PS pelo círculo de Setúbal – motivadas pelas subidas de Ana Catarina Mendes a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, João Cravinho a ministro dos Negócios Estrangeiros e António Mendonça Mendes a secretário de Estado dos Assuntos Fiscais –, já que nas últimas horas Bárbara Dias, que conquistou para o PS a presidência da Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira em Setembro passado, decidiu não preencher o lugar deixado em aberto por Catarina Mendes. O SETUBALENSE sabe que Bárbara Dias vai pedir a suspensão do mandato por um ano.

- PUB -

No último sábado, em declarações a O SETUBALENSE, Bárbara Dias havia confirmado a intenção de exercer as funções de deputada no parlamento e as de autarca. Até porque, justificou então, a acumulação dos dois cargos é compatível.

“Se não fosse, nem sequer iria na lista”, lembrou, mas sem deixar de frisar: “Primeiro está a minha terra, as pessoas que me elegeram directamente. Demorámos muito tempo a conquistar a Baixa da Banheira e o Vale da Amoreira e a presidente da junta não iria defraudar as expectativas dos fregueses.”

Amor à terra falou mais alto

- PUB -

Ontem, contactada por O SETUBALENSE, Bárbara Dias confirmou o recuo na intenção de avançar para o parlamento.

“A conquista da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira é uma marca histórica para o PS que exige, neste momento, a minha total energia e um carinho muito particular na consolidação da mudança que ambicionamos. A honra de ter merecido a confiança dos portugueses para servir o meu País na Assembleia da República é tremenda e, no tempo certo, assumirei essa tarefa com orgulho e determinação”, explicou.

E, a concluir, reforçou: “Após uma análise livre e consciente, tomei a difícil decisão de, muito particularmente nesta fase inicial, dedicar todas as minhas energias para vencer a estagnação a que a nossa freguesia esteve votada nos últimos 40 anos. Não sei se muita gente abdicaria de um dia que fosse na Assembleia da República, mas esta é a solução que os interesses da Moita hoje me impõem.”

A tomada de posse do novo Governo – que conta com quatro ministros e dois secretários de Estado ligados ao distrito – está agendada para esta quarta-feira, a partir das 17 horas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -