22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalDistrito dá quatro ministros e dois secretários de Estado ao novo Governo

Distrito dá quatro ministros e dois secretários de Estado ao novo Governo

Saídas de Catarina Mendes, João Cravinho e António Mendes para o elenco governativo implicam as subidas de Bárbara Dias, Gil Costa e Ana Santos à Assembleia da República

 

- PUB -

Setúbal ganhou peso no Governo. Entre os 17 ministros e os 38 secretários de Estado do novo elenco governativo, com tomada de posse prevista para as 17 horas desta quarta-feira, figuram seis nomes com ligação ao distrito.

Quatro destes seis assumem pastas ministeriais e dois mantêm-se à frente de secretarias de Estado. O quarteto é composto por Ana Catarina Mendes (ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares), João Gomes Cravinho (ministro dos Negócios Estrangeiros), que foi candidato nas últimas legislativas pelo círculo eleitoral de Setúbal, Elvira Fortunato (ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), e João Costa (ministro da Educação). Já o duo é formado por António Mendonça Mendes (que continua como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais) e Patrícia Gaspar (secretária de Estado da Protecção Civil, nova designação para a até agora Secretaria de Estado da Administração Interna).

Deste grupo de seis governantes, três integraram a lista de candidatos do PS por Setúbal nas legislativas de 30 de Janeiro último: Ana Catarina Mendes (cabeça-de-lista), João Gomes Cravinho (2.º, indicado pela estrutura nacional do partido) e António Mendonça Mendes (5.º lugar).

- PUB -

Dos 18 deputados eleitos pelo distrito – só Lisboa (48), Porto (40) e Braga (19) elegem mais do que o círculo de Setúbal –, o PS conseguiu 10 (resultado inédito). As saídas de Catarina Mendes, João Cravinho e António Mendes para a estrutura governativa implicam as subidas dos 11.º, 12.º e 13.º nomes da lista socialista ao hemiciclo.

Assim, Bárbara Dias, presidente da Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Gil Costa, membro da Assembleia de Freguesia de Corroios, e Ana Santos, presidente das Mulheres Socialistas do Distrito de Setúbal, vão sentar-se na Assembleia da República como deputados.

Pela região, a bancada parlamentar do PS vai contar ainda com Eurídice Pereira, Maria Almeida Santos, André Pinotes Batista, Clarisse Campos, Fernando José e Ivan Gonçalves.
O grupo dos 18 deputados eleitos pelo distrito é completado por Nuno Carvalho, Fernando Negrão e Fernanda Velez (todos do PSD), Paula Santos e Bruno Dias (ambos da CDU), Bruno Nunes (Chega), Joana Mortágua (BE) e Joana Cordeiro (IL).

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -