3 Dezembro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalDistrito dá quatro ministros e dois secretários de Estado ao novo Governo

Distrito dá quatro ministros e dois secretários de Estado ao novo Governo

Saídas de Catarina Mendes, João Cravinho e António Mendes para o elenco governativo implicam as subidas de Bárbara Dias, Gil Costa e Ana Santos à Assembleia da República

 

- PUB -

Setúbal ganhou peso no Governo. Entre os 17 ministros e os 38 secretários de Estado do novo elenco governativo, com tomada de posse prevista para as 17 horas desta quarta-feira, figuram seis nomes com ligação ao distrito.

Quatro destes seis assumem pastas ministeriais e dois mantêm-se à frente de secretarias de Estado. O quarteto é composto por Ana Catarina Mendes (ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares), João Gomes Cravinho (ministro dos Negócios Estrangeiros), que foi candidato nas últimas legislativas pelo círculo eleitoral de Setúbal, Elvira Fortunato (ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), e João Costa (ministro da Educação). Já o duo é formado por António Mendonça Mendes (que continua como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais) e Patrícia Gaspar (secretária de Estado da Protecção Civil, nova designação para a até agora Secretaria de Estado da Administração Interna).

Deste grupo de seis governantes, três integraram a lista de candidatos do PS por Setúbal nas legislativas de 30 de Janeiro último: Ana Catarina Mendes (cabeça-de-lista), João Gomes Cravinho (2.º, indicado pela estrutura nacional do partido) e António Mendonça Mendes (5.º lugar).

- PUB -

Dos 18 deputados eleitos pelo distrito – só Lisboa (48), Porto (40) e Braga (19) elegem mais do que o círculo de Setúbal –, o PS conseguiu 10 (resultado inédito). As saídas de Catarina Mendes, João Cravinho e António Mendes para a estrutura governativa implicam as subidas dos 11.º, 12.º e 13.º nomes da lista socialista ao hemiciclo.

Assim, Bárbara Dias, presidente da Junta da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Gil Costa, membro da Assembleia de Freguesia de Corroios, e Ana Santos, presidente das Mulheres Socialistas do Distrito de Setúbal, vão sentar-se na Assembleia da República como deputados.

Pela região, a bancada parlamentar do PS vai contar ainda com Eurídice Pereira, Maria Almeida Santos, André Pinotes Batista, Clarisse Campos, Fernando José e Ivan Gonçalves.
O grupo dos 18 deputados eleitos pelo distrito é completado por Nuno Carvalho, Fernando Negrão e Fernanda Velez (todos do PSD), Paula Santos e Bruno Dias (ambos da CDU), Bruno Nunes (Chega), Joana Mortágua (BE) e Joana Cordeiro (IL).

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Demolição de edifício obriga a encerrar troço da Estrada de Palmela

Operação na via pública acontece no troço compreendido entre a Praça Tratado de Roma e o acesso rodoviário ao estabelecimento de restauração McDonald’s.
- PUB -