5 Julho 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioÚltimasAutoeuropa tem novo pré-acordo laboral com prémio de objectivos e aumento mínimo...

Autoeuropa tem novo pré-acordo laboral com prémio de objectivos e aumento mínimo de 30 euros

O documento vai ser apreciado e discutido em reuniões plenárias quinta e sexta-feira. A votação está marcada para terça e quarta-feira da próxima semana, 29 e 30 de Março

 

- PUB -

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa anunciou hoje que já tem um novo pré-acordo laboral que prevê a manutenção do prémio de objectivos e aumentos salariais de 2% nos próximos dois anos, com um aumento mínimo de 30 euros.

“O novo pré-acordo laboral garante um aumento mínimo de 30 euros já este ano e a manutenção do prémio anual por objectivos, que abrange a maioria dos trabalhadores da fábrica de Palmela e que nos últimos dois anos foi de cerca de 1.400 euros”, disse o coordenador da comissão de Trabalhadores (CT) da fábrica de automóveis da Autoeuropa, Rogério Nogueira, à agência Lusa.

O representante dos trabalhadores lembrou que no anterior pré-acordo, que foi rejeitado pelos trabalhadores no dia 25 de Fevereiro, o aumento mínimo para 2022 era de apenas 25 euros e que, em vez do prémio por objectivos, os trabalhadores teriam direito a um total de 44 ‘down-days’ (dias de não produção, mas que são pagos na íntegra), em vez dos 22 ‘down-days’ que já tinham anteriormente, e que se vão manter no novo pré-acordo laboral.

- PUB -

Questionado pela agência Lusa, o coordenador da CT da Autoeuropa afirmou-se convicto de que este novo pré-acordo será viabilizado pela maioria dos cerca de 5.000 trabalhadores da fábrica do grupo alemão Volkswagen, em Palmela.

“Estas negociações foram realizadas num contexto completamente adverso e de instabilidade, a pandemia, a crise dos semicondutores e agora com a questão da guerra da Ucrânia que está a afectar imensas fábricas da Volkswagen”, disse Rogério Nogueira.

“Conseguimos, neste novo pré-acordo, não só pressionar a empresa para que desistisse de retirar o prémio de objectivos aos trabalhadores, como também melhorámos noutros aspectos, como é o caso das pausas para 10 minutos, dias especiais e os pagamentos dos prémios de fim-de-semana como direitos adquiridos que não necessitam de negociação em acordos futuros. Estamos em condições de alcançar um acordo que melhore as nossas condições laborais e salariais nos próximos dois anos”, acrescentou o coordenador da CT da Autoeuropa.

- PUB -

O novo pré-acordo laboral da Autoeuropa vai ser apreciado e discutido pelos trabalhadores em reuniões plenárias quinta e sexta-feira. A votação está marcada para terça e quarta-feira da próxima semana, dias 29 e 30 de Março.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Morte da menina de três anos vítima de maus-tratos provocada por mais de 50 pancadas

Autópsia a Jéssica Biscaia revela deslocamento do crânio e lesões internas fatais. Mãe pode vir a ser constituída arguida
- PUB -