25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesNovo concurso para futuro terminal em Sines com prazos alargados e mais...

Novo concurso para futuro terminal em Sines com prazos alargados e mais flexível

O novo Terminal Vasco da Gama, “preliminarmente dimensionado para atingir 1 375 metros de comprimento de cais acostável”, deve agora integrar um cais “com o comprimento mínimo de 940 metros”

- PUB -

O novo concurso para a exploração do futuro terminal de contentores no Porto de Sines (Setúbal), cujas alterações foram aprovadas pelo Governo, prevê prazos mais alargados para a construção e maior flexibilização do investimento inicial.

O novo Terminal Vasco da Gama, “preliminarmente dimensionado para atingir 1 375 metros de comprimento de cais acostável”, deve agora integrar um cais “com o comprimento mínimo de 940 metros”, de acordo com o decreto-lei publicado hoje em Diário da República.

O mesmo diploma, consultado pela agência Lusa, estabelece também que o novo terminal terá de ter “uma área de parque para armazenagem de contentores com um mínimo de 30 hectares”.

- PUB -

As alterações introduzidas justificam-se pelo contexto pandémico que “criou um clima de incerteza sobre o futuro” e “condicionou a realização de investimentos avultados em todos os sectores económicos”, não tendo sido “favorável ao sucesso do concurso público” do Terminal Vasco da Gama, sustenta o Governo, no decreto-lei.

“Importa, pois, redimensionar o projecto do novo terminal (…), ajustando-o às condições actuais da concorrência, visando atrair um maior número de concorrentes, permitindo a flexibilização do investimento inicial no projecto, garantindo uma maior sustentabilidade ao investimento”, acrescenta.

Assim, e de acordo com o decreto-lei, nos primeiros cinco anos a concessionária deverá construir e colocar em operação “um cais com o comprimento mínimo de 500 metros, uma área de parque para armazenagem de contentores com um mínimo de 11 hectares e um equipamento de movimentação de cargas com um mínimo de três pórticos de cais”.

- PUB -

No anterior concurso, o “faseamento” previa a construção e operação de um cais com o comprimento mínimo de 940 metros, uma área de terrapleno de 25 hectares e 10 pórticos de cais, até ao final do 4.º ano subsequente à data da aprovação do projecto pela concedente.

As alterações ao decreto-lei estipulam ainda que, “até ao final do 14.º ano da concessão, as demais instalações e equipamentos” devem estar construídos e em operação para que o “novo terminal atinja a configuração prevista” de 940 metros de comprimento de cais e um parqueamento com um mínimo de 30 hectares.

Prevêem, igualmente, a construção de uma “plataforma ferroviária para carga, descarga e manobra de composições, edifícios necessários e adequados para os serviços da concessionária e das autoridades com intervenção no controlo das mercadorias, pessoas e meios de transporte operados no novo terminal e equipamento de movimentação de cargas, com um mínimo de dez pórticos de cais”.

O decreto-lei que aprova as bases de concessão de exploração do futuro terminal de contentores foi aprovado, a 10 de Março, na reunião de Conselho de Ministros.

Os novos requisitos, apoiados “num cenário de tráfego conservador”, passam a considerar “a movimentação e a taxa fixa a partir do 6.º ano da concessão” e introduzem “uma diferenciação no valor da taxa fixa antes e após o 14.º ano da concessão”, estabelece o Governo.

Por outro lado, “procurou garantir-se uma remuneração mínima da concedente nos mesmos termos da que estava prevista na análise económico-financeira que sustentava as peças do concurso público que ficou deserto”, refere.

O contrato de concessão do futuro Terminal Vasco da Gama, considerado “projecto greenfield, totalmente privado, em regime BOT (Build, Operate and Transfer)”, tem uma duração de 50 anos a partir da entrada em vigor.

O concurso público internacional para a construção e concessão do novo terminal de contentores para o Terminal Vasco da Gama, num investimento privado que ronda os 640 milhões de euros, foi lançado em Outubro de 2019.

O prazo final para entrega de propostas esteve inicialmente agendado para 13 de junho de 2020, mas a data foi prolongada até Abril de 2021, devido ao contexto de instabilidade provocado pela pandemia de covid-19.

No entanto, e apesar deste prolongamento, o concurso público internacional encerrou “sem qualquer proposta” de investimento.

HYN / Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -