25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoMunicípio montijense vai distinguir 21 mulheres comerciantes

Município montijense vai distinguir 21 mulheres comerciantes

Conferência e construção de um estendal de soutiens no Jardim da Casa Mora são outras actividades em destaque

 

- PUB -

Acções de informação sobre o cancro da mama, um estendal de soutiens, uma exposição e uma conferência são algumas das actividades com que a Câmara Municipal do Montijo vai assinalar, já a partir de amanhã e até ao próximo dia 11, o Dia Internacional da Mulher que se comemora a 8 de Março.

Mas o momento alto do programa de celebrações acontece no dia 7, com a entrega de medalhas de mérito municipal a 21 mulheres comerciantes com lojas a funcionar no centro da cidade há mais de meio século. A cerimónia de entrega das distinções às 21 mulheres vai ter lugar, pelas 19 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Já para amanhã, e aliada à campanha de prevenção do cancro da mama, está programada uma acção de informação sobre a referida temática, a partir das 10 horas, no Jardim da Casa Mora. Subordinada ao tema “#NãoDeixaDeSerSempreMulher”, esta acção será repetida no dia 11, a partir das 15 horas, em Pegões Cruzamento.

- PUB -

“Factores de risco, sinais de alerta e importância do rastreio como detecção precoce” serão temas a abordar na iniciativa, dinamizada por Pedro Bello, professor da Universidade Sénior do Montijo.

Outra das actividades programadas, que promete forte adesão, entronca num desafio lançado pela Câmara Municipal à população. A autarquia apela “à participação de todas as pessoas na construção de um ‘Estendal de Soutiens’ no Jardim Municipal Casa Mora ao longo do mês de Março”.

As actividades prosseguem no dia 8, a partir das 11 horas, com a inauguração da exposição fotográfica “Mulheres Sem Idade”, da autoria do docente da Universidade Sénior Pedro Bello. “A mostra, elaborada no âmbito dos projectos de envelhecimento activo, estará patente ao público até 31 de Março”, indica a autarquia.

- PUB -

Conferência em destaque

Neste mesmo dia, 8, mas a partir das 15 horas, tem lugar na Assembleia Municipal do Montijo outro dos momentos de maior destaque do programa de comemorações: a realização da conferência “Mulheres, Saúde e Igualdade – Direitos Conquistados, Direitos Ameaçados”, dinamizada no âmbito do Plano de Acção para a Igualdade, Género Cidadania e Não-discriminação.

A iniciativa, com moderação a cargo de Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal do Montijo, abre com uma intervenção de Nuno Canta, presidente da autarquia montijense, e irá dividir-se depois em três ‘painéis de debate’.

“O primeiro sobre os direitos sexuais, reprodutivos e a sua promoção como um direito de cidadania, apresentado por Rita Tavares Fonseca, directora executiva da Associação para o Planeamento da Família (APF); e o segundo dedicado aos impactos da interrupção voluntária da gravidez na saúde das mulheres, na diminuição do número de interrupções, na promoção da saúde e bem-estar da mulher com a conferencista Paula Pinto da APF”, anunciou a edilidade.

“Violência obstétrica, um direito a conquistar” servirá de tema ao terceiro painel, que terá como oradora Sara Vale, da Associação Portuguesa dos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto.

A conferência encerra com a intervenção da vereadora Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da Acção Social na Câmara Municipal do Montijo.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -