20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal assinala 269 anos do nascimento de Luísa Todi com sessão evocativa...

Setúbal assinala 269 anos do nascimento de Luísa Todi com sessão evocativa e mostra documental

A celebração de mais um aniversário do nascimento da cantora lírica setubalense inclui também a mostra documental “Comemorar Luísa Todi”, na Biblioteca Municipal

 

- PUB -

A Câmara de Setúbal assinala no domingo, 9 de Janeiro, os 269 anos do nascimento da cantora lírica Luísa Todi com uma sessão evocativa junto ao monumento na avenida com o nome da artista setubalense e uma mostra documental na Biblioteca Municipal.

Além da tradicional deposição de ramos de flores no monumento na avenida a que dá o nome, que terá lugar às 09h00 de domingo, a celebração de mais um aniversário do nascimento da cantora lírica setubalense inclui também a mostra documental “Comemorar Luísa Todi”, na Biblioteca Municipal, que estará patente de 10 a 28 de Janeiro.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Setúbal, a exposição, com inauguração prevista para as 14h00 do dia 10, inclui “documentos diversos, como livros e publicações, além de fotografias relacionadas com Luísa Todi pertencentes ao espólio do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro”.

- PUB -

Nascida em 09 de Janeiro de 1753 em Setúbal, na actual Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, Luísa Rosa de Aguiar adoptou o apelido do marido, o compositor e primeiro-violinista napolitano Francesco Saverio Todi.

Em 1768, Luísa Todi começou a sua carreira como actriz de comédia no “Tartufo”, de Molière, tendo-se dedicado ao canto lírico após o casamento com Francesco Todi.

A cantora lírica setubalense, que cantava em francês, inglês, italiano e alemão, foi protagonista de uma carreira internacional riquíssima que a levou a actuar nos principais palcos europeus e a ser disputada pelas cortes espanhola, francesa, prussiana e russa.

- PUB -

Luísa Rosa de Aguiar Todi morreu em Lisboa em 01 de outubro de 1833, com 80 anos.

GR /Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -