9 Dezembro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAssembleia Municipal do Seixal aprova orçamento para 2022 no valor de 111,4...

Assembleia Municipal do Seixal aprova orçamento para 2022 no valor de 111,4 M€

CDU sublinha que este é o maior orçamento de sempre do município. Prioridade vai para a construção de equipamentos na área da educação e outras

 

- PUB -

A Assembleia Municipal do Seixal aprovou o Orçamento para 2022 no valor de 111,4 milhões de euros, o que segundo a autarquia representa o maior de sempre.

Segundo o presidente da autarquia, o valor aprovado está em linha com a média de receita da câmara municipal nos últimos 24 meses, crescendo em cerca de 10 milhões de euros comparativamente com o de 2021.

Joaquim Santos, do PCP/PEV, explica numa nota enviada à Lusa que a prioridade do investimento público da autarquia será na construção de novos equipamentos educativos, culturais, sociais, desportivos e áreas verdes, com destaque para a construção do novo Jardim de Infância da Quinta de S. Nicolau em Corroios, do Centro Cultural de Amora, do apoio à construção das creches sociais de Miratejo, Paivas e Fogueteiro, do Pavilhão Desportivo Municipal de Fernão Ferro e da 1.ª fase do Parque Metropolitano da Biodiversidade.

- PUB -

Outra prioridade deste orçamento, acrescenta, é a valorização dos trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal, que o autarca considera terem tido “um desempenho exemplar na resposta à pandemia da Covid-19, mantendo elevados níveis de serviço público”.

Numa mensagem dirigida aos munícipes na página oficial no Facebook, Joaquim Santos refere que o ano que agora termina foi marcado por inúmeros desafios colocados à população e ao poder Local, destacando o processo de vacinação contra a covid-19.

Em 2022, o autarca garante que o município irá prosseguir o caminho de apoio à saúde da população e aprofundar o investimento público no concelho, em todas as áreas de atuação.

- PUB -

Além da aprovação do Orçamento e das Grandes Opções do Plano, a Assembleia Municipal do Seixal aprovou também a redução do Imposto Municipal Imobiliário (IMI), de uma taxa atual de 0,365% para 0,35%, o que acontece pelo sétimo ano consecutivo.

“Esta medida só é possível devido a uma gestão equilibrada que permitiu nos últimos 10 anos, alcançar resultados líquidos positivos em todos os exercícios financeiros, diminuindo de forma consistente o endividamento da autarquia e permitindo não só o aumento do investimento público municipal, mas também a redução dos encargos para as famílias. Pretendemos chegar ao final deste mandato muito perto da taxa mínima de IMI”, explicou Joaquim Santos na nota enviada à Lusa.

A Assembleia Municipal do Seixal é composta por 13 deputados municipais do PCP/PEV, 11 do Partido Socialista, três do Partido Social Democrata, três do Chega, um do Bloco de Esquerda e um do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN). GC // JNM

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -