27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSinesAgitação marítima danifica 50 metros do molhe leste do Porto de Sines

Agitação marítima danifica 50 metros do molhe leste do Porto de Sines

Troço do molhe que está a ser construído para reforçar zona leste do porto já está a ser reparado. Trabalhos de estabilização provisória da área devem ficar concluídos dentro de 48 horas

 

- PUB -

 

 

A forte agitação marítima que se tem verificado em Sines provocou danos, na sexta-feira, em cerca de 50 metros da obra de prolongamento do molhe leste do porto local, revelou hoje a administração portuária.

- PUB -

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) explicou à agência Lusa que a agitação marítima ‘engoliu’ uma “extensão de cerca de 50 metros” da estrutura do molhe que está a ser construída para reforçar a protecção da zona leste do porto.

“O empreiteiro procedeu à mobilização dos meios” e já “deu início aos trabalhos de reparação” do troço afectado, acrescentou.

De acordo com a APS, os trabalhos “ainda estão a decorrer”, prevendo-se que o empreiteiro consiga “uma estabilização provisória da área afectada nas próximas 48 horas”.

- PUB -

Os estragos causados pelo temporal e “eventuais efeitos no prazo da obra”, que envolve um investimento de 72 milhões de euros, vão ser “avaliados pelo empreiteiro logo que as condições de agitação marítima o permitam”, referiu a administração portuária.

Esta avaliação será feita com “recurso a meios submersos de inspeção, para diagnóstico e avaliação da situação”, disse.

A obra em curso prevê a extensão do molhe em 750 metros e permitirá reforçar a protecção da zona leste do Porto de Sines devido à expansão do Terminal de Contentores, a cargo da concessionária PSA Sines.

De acordo com a administração portuária, a conclusão da empreitada está prevista para o primeiro trimestre de 2023 e vai permitir a receção, em simultâneo, de quatro dos maiores porta-contentores em operação no mundo. HYN // RRL

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -