23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJoão Cruz entre os maiores talentos da patinagem ficou a um 'danoninho'...

João Cruz entre os maiores talentos da patinagem ficou a um ‘danoninho’ do bronze na estreia pela Selecção

O vice-campeão nacional de Iniciados brilhou na Taça da Europa. Títulos não lhe faltam, mas o atleta setubalense quer mais

 

- PUB -

Os dias começam cedo e acabam tarde. É o preço a pagar por quem, apesar da tenra idade, é movido por uma indomável vontade de triunfar e um amor incondicional à modalidade que abraçou e que espera ver inscrita entre as olímpicas. Aos 11 anos, o setubalense João Cruz, vice-campeão nacional de Iniciados em patinagem livre, ficou a um “danoninho” de subir ao pódio na Taça da Europa, que decorreu em Paredes, no início deste mês.

O 4.º lugar alcançado, naquela que foi a estreia do jovem atleta do Artwheels Clube de Patinagem do Sul pela Selecção Nacional Portuguesa, teve sabor agridoce – o resultado foi tão meritório como digno de destaque, mas o craque ambicionava mais.

“Queria muito o pódio. Mas fiz tudo o que era suposto fazer. Tive muito apoio e as minhas treinadoras (Joana Cabo e Carolina Cabo) ficaram muito felizes e orgulhosas”, confessa o jovem talento, em resposta a um conjunto de questões enviadas por O SETUBALENSE.

- PUB -

O pódio que desta vez lhe fugiu tem sido, contudo, uma constante no desempenho desportivo de João Cruz. Iniciou-se na patinagem com sete anos e desde então não tem parado de somar títulos. Depois de em 2016 e 2017 ter alcançado todos os níveis para poder competir, sagrou-se Campeão Nacional no escalão de Benjamins e venceu torneios em Itália e Eslovénia (em 2018). No ano seguinte, em Infantis, juntou os títulos de Campeão Distrital (individual e pares artísticos) ao de Campeão Nacional (pares artísticos) e, após o interregno competitivo de 2020 (devido à pandemia), já nesta época, arrebatou o título distrital de Iniciados e o de vice-campeão nacional no mesmo escalão.

O sucesso explica-se quer pelo talento quer pela agenda diária, tão preenchida como longa. Todos os dias (excepto aos domingos) treina duas horas e meia – das 19 às 21h30. Quando calça os patins já está percorrido um dia que começa bem cedo: “Levanto-me às 7h15 e vou para a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, onde passo toda a manhã. Almoço e vou para a escola até às 18h30. E depois vou logo para o Monte da Caparica para treinar. Chego a casa, mais ou menos, às 22h20.”

o MEU SONHO É SER CAMPEÃO EUROPEU. QUERO SER UM DOS MELHORES TREINADORES DO MUNDO [DE PATINAGEM], COMO RUBEN OMAR GENCHI

O sonho, o futuro e os amigos

- PUB -

Articular as aulas, que frequenta na Escola Secundária Sebastião da Gama, com a prática desportiva e ainda, conforme desvendou, com o ensino articulado de dança – na Academia Contemporânea de Setúbal – não é fácil. “É muito difícil”, reconhece, ao mesmo tempo que admite que a dança “ajuda imenso na postura artística”.

Um ritmo que foi diferente, embora obrigando a idêntica dose de entrega e esforço, nos dias que antecederam a entrada no rinque para mostrar valor na Taça da Europa. “Pela Selecção Nacional estagiámos nos quatro dias antes da competição. Treinámos muito com patins, muita preparação física, alongamentos, a alimentação foi cuidada e dormimos cedo”, lembra.

Todavia, bem se pode dizer (adaptando uma velha máxima popular) que ‘quem patina por gosto não cansa’. De resto, a paixão pela modalidade teve influência familiar. “A minha irmã já praticava patinagem. Passado um ano decidi ir ver um treino e no dia seguinte experimentei e nunca mais parei”, conta. E o céu é o limite.

“O meu sonho é ser Campeão Europeu e gostava que esta modalidade se torne olímpica”, revela. Mas o que quer ser João Cruz quando for grande? A resposta poderia surpreender muitos, mas não quem se apercebe que o jovem respira… patinagem por todos os poros. “Quero ser um dos melhores treinadores do Mundo como Ruben Omar Genchi [técnico italiano a quem apelida de tio]”.

Quanto à ocupação dos (escassos) tempos livres, é peremptório sobre a principal preferência. “Estar com os amigos”, conclui, ao deixar por um instante os patins de lado.

Juvenil Rita Maló também alcançou o ‘top ten’

Entre os 21 convocados, masculinos e femininos, para representação da Selecção Nacional na Taça da Europa de Patinagem Livre esteve, além de João Cruz, outro talento da região.

A barreirense Rita Maló, atleta que milita no Juventude Azeitonense, foi uma das três juvenis (femininas) chamadas pela seleccionadora Cristina Claro.

A jovem conseguiu figurar no “top ten”, ao classificar-se no 9.º lugar. João Cruz e Rita Maló foram os dois únicos atletas da Associação de Patinagem de Setúbal a participar na competição, que decorreu em Paredes.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -