1 Dezembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaFoto de bombeiro a salvar criança de incêndio no Laranjeiro está a...

Foto de bombeiro a salvar criança de incêndio no Laranjeiro está a correr a internet

“Deixaremos apenas uma [foto], que representa tudo aquilo pelo que treinamos e aprendemos… Salvar vidas!”, referem os Bombeiros Voluntários de Cacilhas a comentar a foto que publicaram no Facebook com um efectivo da corporação a salvar uma criança de um incêndio num prédio

 

- PUB -

A foto de um bombeiro da corporação de Cacilhas com uma criança ao colo está a tornar-se ‘viral’ nas redes sociais. A imagem, publicada pelos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, na sua página de Facebook, retrata o bombeiro a sair com a criança de um prédio no Laranjeiro onde ocorreu um incêndio na passada terça-feira, que causou 14 feridos.

“Podíamos deixar várias imagens da ocorrência, mas deixaremos apenas uma, que representa tudo aquilo pelo que treinamos e aprendemos… Salvar vidas!”, escreve a corporação junto à foto, no Facebook.

Na mesma rede social, refere que os meios foram accionados às 12h30 para um incêndio urbano na freguesia do Laranjeiro, num prédio de cinco andares.
“À chegada ao local verificámos que no edifício [num bairro social], estavam vários habitantes das fracções superiores encurralados pela densa coluna de fumo que subia a caixa de escada. Entre estes habitantes estavam três crianças (uma delas recém-nascida) e uma idosa”.

- PUB -

Sobre esta intervenção, é explicado que as equipas “progrediram para o edifício de forma extremamente rápida”, tendo colocado “as várias vítimas em segurança, com recurso ao confinamento no interior da habitação, até que estivessem reunidas as condições para a sua evacuação”.

É ainda referido que, “em simultâneo foram evacuadas as vítimas das fracções inferiores, dominado o incêndio e efectuadas manobras de ventilação”.

Além do combate às chamas foi montado um posto de triagem pela equipa médica da VMER de Almada, para que “se pudesse rapidamente dar a devida prioridade às vítimas que foram sendo evacuadas”.

- PUB -

“Infelizmente, deste incêndio resultaram 14 vítimas, 13 delas evacuadas para o hospital Garcia de Orta, uma das quais em estado grave”, descreve o ‘post’ dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, que acrescenta: “A complexidade da ocorrência levou os operacionais ao extremo, mas a sua missão foi concluída com sucesso!”.

Os bombeiros estiveram no local com dois veículos de combate, duas ambulâncias e dois veículos de comando. Actuaram ainda um veículo de combate do CB de Almada, seis ambulâncias dos CB’s de Almada, Amora e INEM e um veículo do SMPC de Almada.

No total, e segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, no terreno estiveram 44 viaturas e 44 operacionais, incluindo elementos da PSP que fizeram a segurança do local.

Cerca das três da tarde de terça-feira, técnicos da Câmara Municipal de Almada procederam à avaliação das condições de habitabilidade do imóvel.

O SETUBALENSE questionou a Câmara de Almada se as vítimas foram, entretanto, realojadas, mas até ao momento não obteve resposta.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -