2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroFrederico Rosa nomeia primeira mulher para conselho de administração dos TCB

Frederico Rosa nomeia primeira mulher para conselho de administração dos TCB

Edil barreirense conta com Rui Braga e Maria João Regalo para gerir frota de transportes

 

- PUB -

O novo vice-presidente do município barreirense, Rui Braga, volta a fazer parte do conselho de administração dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) durante o mandato 2021-2025, substituindo assim o cargo desempenhado anteriormente por João Pintassilgo. Também a vereadora Maria João Regalo – que passa a partir deste ano a integrar o executivo –, foi a primeira mulher a ser nomeada para assumir funções operacionais naqueles serviços municipalizados.

Maria João Regalo passa a ser a primeira mulher a assumir funções de vogal no conselho de administração dos TCB

A decisão foi comunicada pelo reeleito presidente de Câmara, Frederico Rosa, no decorrer da primeira reunião do município, realizada na última semana, destacando como factor positivo “o respeito pela lei da paridade”, com a presença da autarca naquele que é considerado um dos serviços mais importantes prestados pela autarquia à população. “A competência mantém-se, muda só o género”, frisou.

Entretanto e após o necessário despacho, as funções de cada membro da vereação já foram tornadas públicas, fixando que o próprio presidente, além de liderar a administração do TCB e ser responsável pela coordenação e representação da autarquia, fica encarregue pela gestão do Gabinete de Apoio à Presidência e à Vereação, Serviço Municipal de Protecção Civil e divisão Financeira e Patrimonial da edilidade.

- PUB -

Além das funções já referidas, o também vereador Rui Braga volta este mandato a assumir o departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos, onde se insere a divisão de Planeamento, Ordenamento do Território e Informação Geográfica.

A estas, o autarca socialista acumula também as divisões de Obras Municipais, Estudos e Empreitadas, Ambiente e Espaços Verdes, mas também o Gabinete de Trânsito, Frota, Equipamentos e Logística, além da divisão de Fiscalização, com excepção das atribuições referentes à frota e à gestão das portarias dos equipamentos municipais.

O vice-presidente tutela ainda as divisões de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo, de Resíduos e Higiene Urbana e do Gabinete de Estudos e Projectos, integrados no departamento de Águas e Higiene Urbana.

- PUB -

Cabe-lhe ainda o trabalho de dirigir o Gabinete de Informática e Novas Tecnologias, assim como o Gabinete do Corredor Ecológico do Rio Coina, e as áreas do Empreendedorismo e Juventude e de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo, exceptuando as atribuições correspondentes ao turismo e mercados.

Por sua vez, a vereadora Sara Ferreira volta a assumir a divisão de Intervenção Social, Igualdade, Saúde e Habitação, assim como o pelouro da Educação, Desporto e Associativismo, a par da divisão de Cultura e de Património Cultural. A estas funções, a autarca partilhará algumas tarefas com Rui Braga, na área do Empreendedorismo e Juventude.

Já Maria João Regalo, além de vogal dos TCB, fica ainda responsável pela divisão de Recursos Humanos da autarquia e partilha a gestão do gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo com Rui Braga, com excepção das atribuições correspondentes ao desenvolvimento económico.

Sustentabilidade ambiental Rui Pereira assume antigo pelouro de vereador do PSD

As funções outrora desempenhadas na autarquia pelo social-democrata Bruno Vitorino, na divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, passam agora de mãos para o novo vereador Rui Pedro Pereira, que assume igualmente o Gabinete Técnico Florestal e o Gabinete de Descentralização, integrado na divisão Jurídica e de Administração Geral.

Ao vereador Carlos Guerreiro, também eleito pelo PS, caberá a tarefa de assumir o departamento de Águas e Higiene Urbana, onde se insere a divisão de Águas e Saneamento e a divisão de Gestão Comercial.

O autarca barreirense vai exercer ainda funções no Gabinete de Trânsito, Frota, Equipamentos e Logística – integrado no departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos –, com excepção das áreas do trânsito, equipamentos e logística. A acrescentar às suas obrigações está ainda o canil e gatil municipal.

Já a nova vereadora Maria Arlete Cruz, além da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), ficará igualmente encarregue pela divisão Jurídica e de Administração Geral. À lista de vereadores socialistas juntam-se ainda os eleitos da CDU, Mónica Duarte e Miguel Amaral, aos quais não foram atribuídos quaisquer pelouros.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -