26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIcónico “Maria de Buenos Aires” de Piazzola sobe amanhã ao palco do...

Icónico “Maria de Buenos Aires” de Piazzola sobe amanhã ao palco do Luísa Todi

Entre a ópera e o espectáculo teatral, esta é uma das obras marcantes do compositor argentino que fazia do bandoneóm a sua ‘voz’. Volta a palco para assinalar o centenário de Piazzola, este ano

- PUB -

O Fórum Luísa Todi, em Setúbal, recebe amanhã, 5 de Outubro, o espectáculo “Maria de Buenos Aires”. O último de um ciclo de quatro produções sobre esta ópera-tango, que passou por Alcobaça, Castelo Branco e Lisboa, dedicado ao centenário do compositor Astor Piazzolla. A direcção musical é de Daniel Schvetz, que vai estar ao piano.

“Quando me apercebi que em Março deste ano perfazia o centenário de Astor Piazzola, fiz várias propostas para o homenagear, entre elas a de um espectáculo de duas horas no dia 11 de Março, data do seu nascimento”, conta Daniel Schvetz a O SETUBALENSE.

A escolha de “Maria de Buenos Aires” foi por ser uma peça que permite um trabalho completo e, de alguma forma, representativo do trabalho do compositor argentino, que morreu a 4 de Julho de 1992, que combina o espectáculo teatral com o musical. Uma “operita”, como o próprio preferia dizer, por não o ver perfeitamente enquadrado no estilo ópera.

- PUB -

“Em 1954 em Paris, Piazzola estudou [teoria harmônica e contraponto tradicional com a educadora, compositora e directora de orquestra francesa] Nadia Boulanger e tocou para ela usando um bandoneóm, ela disse-lhe para não deixar aquele seu estilo próprio”, conta Daniel Schvetz. Nascia assim o que veio a ser chamado de Tango Novo.

Schvetz que, muito jovem, chegou a conhecer pessoalmente Piazzola, ambos argentinos, lembra outra relação com o compositor: “Nos anos 50/60 [do século passado] o estúdio de meu pai gravou “Maria de Buenos Aires”.

Estava também por aí enraizada a obra de Piazzola no compositor e professor do Conservatório Nacional Escola Artística de Música Daniel Schvetz, que vive há trinta anos em Portugal, actualmente em Sesimbra, que assume que o seu trabalho não segue a perspectiva musical do ‘reinventor’ do tango, apesar de ter orquestrado interpretações de suas obras.

- PUB -

Com libreto de Horacio Ferrer, poeta uruguaio-argentino que escreveu poemas para vários tangos de Piazzolla, “Maria de Buenos Aires”, que estreou na Sala Planeta em Buenos Aires a 8 de Maio de 1968, é a história de uma mulher, Maria, associada ao tango, à vida das ruas e da noite de Buenos Aires. Uma personagem que encerra múltiplas leituras: “Tanto era vista como prostituta, como por outras pessoas era associada à Virgem Maria ou à condição da mulher”, conta o director-musical.

Com 17 quadros em palco, o espectáculo conta com onze instrumentistas, três solistas, quatro personagem, em que uma delas é o recitante e três bailarinos que também recitam. “Temos cinco quadros que pedem coro falado por bailarinos”, diz Daniel Schvetz. A isto acrescenta que convidou o artista plástico, pintor, Eduardo Stupia que “esteve quatro meses a trabalhar nas projecções, um [complemento] de imagem para nós bastante importante”. E reconhece o empenho do Luísa Todi que “colaborou imenso para conseguirmos essas projecções que combinam os personagens e sombras”.

O espectáculo “María de Buenos Aires” resulta de uma co-produção entre Cistermúsica, Município Castelo de Branco, Centro Cultural de Belém e Município de Setúbal, tem um custo 15 euros plateia, e bilheteira online.

 

 

 

 

  

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -