27 Janeiro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoResultados fechados no Montijo - PS vence PSD/CDS/Aliança por 350 votos e...

Resultados fechados no Montijo – PS vence PSD/CDS/Aliança por 350 votos e fica sem maioria absoluta

Estão fechados os resultados das eleições para o concelho do Montijo. Os totais da freguesia de Montijo e Afonsoeiro que estavam, desde a noite de ontem, por apurar foram agora divulgados. Nuno Canta voltou a vencer a Câmara Municipal para o PS, mas, tal como O SETUBALENSE já havia avançado, por curta margem para a coligação PSD/CDS/Aliança, encabeçada por João Afonso, e perdeu a maioria absoluta.

- PUB -

Os socialistas conseguiram 5.897 votos (29,49%) e elegeram três vereadores, perdendo um, comparativamente com 2017, para a coligação liderada pelo social-democrata João Afonso, que registou 5.547 votos (27,74%) e ficou agora com dois eleitos no executivo camarário, ultrapassando a CDU como segunda força partidária mais votada.

O resultado acabou por se revelar um parodoxo, na medida em que para os socialistas a vitória teve sabor amargo e a derrota da coligação PSD/CDS/Aliança acabou por ter, para esta candidatura, um sabor doce. O PS ganhou mas a coligação PSD/CDS/Aliança também, uma vez que este constituiu o melhor resultado de sempre de social-democratas e centristas no concelho e acabou ainda por ser o melhor no distrito para estas cores partidárias.

O PS vinha de 8.591 votos (45,42%) conseguidos em 2017, ao passo que a coligação PSD/CDS tinha alcançado 3.676 votos (19,44%) nessas mesmas eleições.

- PUB -

A CDU, com Ana Baliza como cabeça-de-lista, registou agora 3.879 votos (19,40%), que comparam com os 3.803 votos (20,11%) alcançados quatro anos antes, e manteve os dois eleitos no executivo camarário, composto por sete.

Sem mandatos, seguiram-se o Chega com 1.320 votos (6,60%), a Iniciativa Liberal com 871 votos (4,36%), o Bloco de Esquerda com 827 (4,14%), o PAN com 634 (3,17%) e o PPM com 201 (1,01%).

Os socialistas perderam também a maioria absoluta na Assembleia Municipal (7 mandatos para PS; 7 para PSD/CDS/Aliança; 4 para a CDU; 1 para o Chega; 1 para o BE; e 1 para a IL).

- PUB -

O PS venceu quatro das cinco juntas de freguesia, perdendo a de Sarilhos Grandes para a CDU (que ganhou com maioria relativa) e perdeu ainda a maioria absoluta na Junta de Montijo/Afonsoeiro. Nas juntas de Atalaia/Alto Estanqueiro-Jardia, Pegões e Canha, os socialistas mantiveram a maioria absoluta.

Comentários

- PUB -

Mais populares

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

Autocarro consumido pelas chamas no centro de Setúbal [corrigida]

Viatura dos TST circulava perto do Comando da PSP. Passageiros e motorista saíram ilesos

Moradores do condomínio da Quinta da Trindade queixam-se de ruído vindo de estaleiro naval

A decapagem do casco de navios está a tirar o sossego a quem reside nas proximidades do estaleiro. Empresa diz que está a mitigar incómodo
- PUB -