28 Setembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia inaugurada hoje no molhe...

Estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia inaugurada hoje no molhe da Doca dos Pescadores

Momento garantido por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, e José Castel-Branco, administrador da APSS

 

- PUB -

Uma estátua de Nossa Senhora do Rosário de Troia vai hoje ser inaugurada no molhe da Doca dos Pescadores, no Porto de Setúbal, pelo presidente da Conferência Episcopal Portugal e Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Na cerimónia, marcada para as 17h30, estará igualmente presente José Castel-Branco, administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). A realização deste acto público foi adiantada por Armando Oliveira, director nacional do Apostolado do Mar, à Agência ECCLESIA.

Anualmente, no mês de Agosto, em desígnio de tradição e fé, realiza-se entre Setúbal e Troia, concelho de Grândola, a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia, padroeira dos pescadores, em que os profissionais agradecem a faina.

- PUB -

No decorrer dos festejos, tanto os ‘homens do mar’ como fiéis têm “oportunidade de mostrar a sua devoção à santa padroeira” em diversos momentos.

Este ano, as tradicionais festividades, organizadas pela comissão de festas com o apoio da Câmara de Setúbal, aconteceram entre 4 e 9 de Agosto e “tiveram como ponto alto um círio fluvial afastado da frente ribeirinha, para evitar ajuntamentos”, explicou a autarquia em comunicado.

Apesar de planeado com alguns ajustes, “em respeito pelas normas de segurança em vigor contra a crise pandémica”, o programa contou igualmente com “procissões automóveis e cerimónias religiosas em homenagem aos marítimos falecidos”.

- PUB -

A imagem da santa padroeira foi transportada a partir da Doca das Fontainhas, num cortejo pelo Rio Sado, onde participaram “perto de noventa barcos de pesca e recreio, ornamentados de cor”.

Já em terra seguiu-se “uma procissão pelas ruas da cidade”, com a “caravana automóvel a passar pela Avenida Luísa Todi, Fonte Nova, Viso, Reboreda, Montalvão, Praça do Brasil, Aranguez e Praça de Portugal”. Houve ainda tempo para “passagens pelo Bairro Afonso Costa, Avenida Bento de Jesus Caraça, Bairro da Bela Vista, Bairro de São Domingos e Fontainhas”.

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, realizadas há mais de cem anos, são um dos mais antigos e populares momentos concretizados no concelho de Setúbal, ao contarem “com uma tradição muito forte na comunidade piscatória local”. No entanto, “os primeiros registos, na Caldeira de Troia, datam de há perto de quinhentos anos”.

“A adoração a Nossa Senhora do Rosário de Troia tem origem numa lenda em que um grupo de pescadores, durante um período de aflição no decurso de uma tempestade, conseguiu ficar a salvo ao encontrar abrigo na Caldeira”. Nesse espaço, “os marítimos descobriram uma imagem de madeira nas margens, alegadamente proveniente de uma embarcação estrangeira, o que os fez acreditar que foram salvos por ela”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

“Reunião” dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel [corrigida]

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes
- PUB -