26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaAnabela Pessoa: “Propomos a aproximação das zonas rurais à zona urbana”

Anabela Pessoa: “Propomos a aproximação das zonas rurais à zona urbana”

Cabeça-de-lista do Nós Cidadãos defende um novo rumo para o concelho

 

- PUB -

Licenciada em Direito, de 53 anos, natural de Setúbal e residente em Palmela, candidata-se como independente. É divorciada, tem um filho, e estreia-se na política nestas eleições. Foi funcionária pública, na Segurança Social e trabalhou nas conservatórias dos registos Civil de Setúbal e Predial de Palmela, antes de começar a exercer como advogada, em 2006.

Porque decidiu candidatar-se pelo Nós Cidadãos?

No sentido de dar um novo rumo ao concelho. Irei desempenhar a minha função marcando pela diferença e com o objectivo de melhorar a vida dos cidadãos do concelho. Candidatei-me em virtude de não podermos continuar a adiar o progresso do concelho. O principal objectivo do movimento Nós Cidadãos é dar voz ao povo, numa perspectiva de mudança das mentalidades, estando sempre disponível para partilhar novos conhecimentos, sem ofender os outros candidatos. Só de uma campanha cordial, séria e livre de quaisquer ataques pessoais poderá resultar uma possível estratégia de governação em prol do município, que responda às necessidades das suas populações.

- PUB -

Como classifica as listas do Nós e o que destaca do conjunto desses candidatos?

A equipa do Nós Cidadãos centra-se na governação honesta e transparente, focada nas necessidades da população. É uma equipa competente e dinâmica com vontade de mudança para o povo. Existindo assim, maior proximidade entre as populações no sentido de ajudar as pessoas mais idosas e os jovens, tendo em vista uma sociedade ajustada às necessidades das pessoas.

Que avaliação faz do estado do concelho e que principais problemas identifica?

- PUB -

O concelho tem diversos problemas em diversas áreas. Problemas sociais, como falta de parques infantis, de centros de saúde e de equipamentos desportivos para os jovens, nomeadamente, pavilhões gimnodesportivos. Problemas de infra-estruturas, como falta de saneamento e arruamentos, de escoamento das águas pluviais, nas ruas, aceiros e valas, falta de limpeza e recolha de lixo, de espaços verdes. Temos também isolamento geográfico das crianças e idosos, nomeadamente nas zonas rurais. Na área dos transportes públicos há falta de carreiras e de ajustamento com os horários escolares. No apoio aos idosos, faltam zonas de lazer, de centros de dia, lares, centros de convívio e de serviço domiciliário.

Como propõe resolver esses problemas?

Proponho resolver os problemas do concelho com a criação de novas acessibilidades, de serviços e equipamentos e com mais meios de transporte rodoviário. E também com criação de infra-estruturas. Por último, dar apoio às crianças, jovens e idosos através da criação de novas parcerias com as instituições e associações sediadas no concelho, promovendo e sensibilizando a população para a criação de novas zonas de lazer e desportivas.

Quais são as linhas principais do seu programa eleitoral?

As principais linhas para o programa eleitoral são exigir mais medidas de mudança para o concelho, garantir aos cidadãos serviços públicos de qualidade, mais transportes públicos rodoviários, dinamizar os espaços verdes, melhorar o asfaltamento dos aceiros e ruas e criar iluminação pública e sinais verticais nas zonas rurais. Pretendemos também melhorar o saneamento básico e água potável, o meio ambiente, com maior limpeza e desinfestação dos contentores de lixo e vidrões. Propomos ainda a criação do comboio turístico, com apoio às zonas rurais ao concelho, nomeadamente com visita às adegas, às vinhas e aos queijos de Azeitão. Outras preocupações nossas são a abertura e manutenção da Ponte do Zambujal, tendo em vista o intercâmbio das populações, a criação da feira agrícola, com a finalidade de promover a Maçã Riscadinha, com registo da marca da mesma e dando incentivos e apoios aos agricultores para a sua produção. No fundo propomo-nos a conseguir a aproximação das zonas rurais à zona urbana.

Como vê a grande quantidade de candidaturas e que efeito pensa que isso poderá ter?

Uma grande quantidade de candidaturas é sempre benéfica para a população do concelho, uma vez que dá uma nova perspectiva política. Tendo como princípios fundamentais a democracia aberta, onde toda a gente pode participar, e a liberdade de expressão, é positivo existirem diversos pontos de vista, baseados na liberdade de expressão e na governação honesta e transparente. Assim podem surgir novas valências para o concelho.

Está disponível para aceitar pelouros, se for eleita?

É sempre benéfico para a democracia, existirem diversos candidatos com diversas ideologias. No entanto, devem partilhar a nossa filosofia política, de não discriminação por razão da idade, raça, religião e género, com vista a auxiliar a população, melhorando as suas condições de vida para o bem-estar e desenvolvimento do concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -