22 Janeiro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalPAN formaliza candidaturas a três órgãos autárquicos com entrega de listas no...

PAN formaliza candidaturas a três órgãos autárquicos com entrega de listas no Tribunal de Setúbal

Partido lança Mariana Crespo à presidência da Assembleia Municipal e da União das Freguesias de Azeitão

 

- PUB -

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) formalizou ontem, na data-limite, as candidaturas a três órgãos autárquicos do concelho sadino, com a entrega das respectivas listas no Tribunal de Setúbal.

Com Paula Esteves Costa como cabeça-de-lista à presidência da Câmara Municipal de Setúbal, o PAN lança Mariana Crespo à Assembleia Municipal e à União de Freguesias de Azeitão (São Simão e São Lourenço).

- PUB -

A O SETUBALENSE, Paula Esteves Costa mostra-se optimista e explica que, “se a Mariana [Crespo] ganhar os dois [órgãos autárquicos], vai ter de optar por um”. “À Assembleia Municipal ela é a número um e provavelmente vai ganhar. À partida há-de ser a candidata elegível. A Azeitão é um bocadinho difícil. Mas não queríamos deixar de concorrer”, sublinhou.

A vila azeitonense será a única do concelho em que o PAN concorre, “porque foi a única em que se conseguiram pessoas para tal”. “Foi opção nossa. Escolhemos as pessoas certas e entre as freguesias escolhemos Azeitão porque a Mariana é de Azeitão”, acrescentou.

No total, a lista que concorre a Azeitão “é constituída por 19 pessoas, em que oito são ‘filhos da terra’”, enquanto que à Assembleia Municipal foram apresentados “44 nomes, dos quais 18 são homens”.

- PUB -

“É uma candidatura jovem”, garante Paula Esteves Costa, que encabeça a lista à autarquia setubalense, seguida de Carlos Afonso, Manuela Carvalho e Luís Teixeira.

Prioridade é “fazer face às alterações climáticas”

A partir do Parque da Paz, em Almada, no passado dia 10 de Julho, Paula Esteves Costa elencou como prioridade “fazer face à emergência climática”, com o objectivo de se “contrariar a crise económica decorrente da pandemia” e de “se evoluir rumo a uma sociedade mais empática para com os animais”.

“Agir localmente de forma sustentável e regenerativa é fundamental. Em suma, no PAN queremos cuidar de Setúbal como cuidamos das nossas casas, com bom ambiente, boas contas e respeito por todos os seres”, referiu a contabilista.

Filiada no PAN há dois anos, na altura em que celebrou “meio século de vida”, afirma ser “uma pessoa de causas, princípios e valores”.

Para Paula Esteves Costa, “cuidar de Setúbal implica apostar numa economia circular, que reduza a pegada ecológica do município, o que implica respeitar a Arrábida e o Sado”.

“Isto implica desenvolver uma oferta ecoturística que valorize e preserve os nossos tesouros naturais, sem pressões desnecessárias sob os ecossistemas. Só assim colheremos um bom ambiente”, considera.

Sobre os animais, acrescentou ainda ser necessário “combater o abandono e acabar de uma vez com a crueldade, valorizando os cuidadores das colónicas de rua, instalando abrigos oficiais”. “Só assim teremos respeito por todos os seres”, disse, a concluir.

‘Amar Setúbal’ Movimento Independente não concorre a Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

O Movimento Independente ‘Amar Setúbal’, que tem como cabeça-de-lista à Câmara Municipal o empresário Fidélio Guerreiro, apresentou candidatos às juntas de freguesia de São Sebastião, Sado, União de Freguesias de Azeitão (São Simão e São Lourenço) e União de Freguesias de Setúbal (São Julião e Santa Maria da Graça).

A O SETUBALENSE, Fidélio Guerreiro explicou que “não foram entregues nomes a Gâmbia [Pontes e Alto da Guerra] intencionalmente”. “Vamos fazer uma experiência política na Gâmbia e no Sado”, esclareceu, uma vez que “são duas freguesias muito parecidas”.

“Têm populações equivalentes eleitorais. Sendo iguais, têm níveis económicos e sociais muito parecidos. São populações muito enraizadas em famílias numerosas, onde há um predomínio de um partido político já há muito tempo e que, de alguma maneira, se impõe aos mais novos. Os jovens não reagem, e na prática acabam por não tomar nenhuma atitude política, de defender os seus verdadeiros interesses. Isto precisa de ser avaliado”, afirma.

Quando questionado sobre que nomes vão concorrer às freguesias, o empresário afirmou “ser melhor por enquanto não divulgar”. “Estamo-nos a preparar para fazer uma intervenção sobre isso”, justificou, apenas revelando que “esta é uma estratégia excelente, com gente competente para fazer a diferença”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -