20 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroPresidente da República entregou prémios de investigação e do concurso de escolas...

Presidente da República entregou prémios de investigação e do concurso de escolas no fim das celebrações

Galardões entregues na cerimónia de comemoração dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva visam apoiar a realização de projectos em diferentes domínios

 

- PUB -

O encerramento das comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva ficou marcado, na última semana, pela entrega dos prémios de investigação científica e do Concurso Escolas sobre a figura e obra do industrial.

A atribuição dos prémios foi assegurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, um ano depois de ter participado no arranque das celebrações, em Julho do ano passado, promovidas pela Fundação Amélia de Mello (FAM).

A iniciativa da Fundação, recordese, teve como objectivo recordar o criador do Grupo CUF e o trabalho desenvolvido por “um dos maiores industriais portugueses”, tendo sido dirigida a investigadores, integrados ou não nas universidades e institutos politécnicos do país, com a parceria do BCSD, a COTEC e a Universidade NOVA de Lisboa.

- PUB -

Em três áreas relevantes do conhecimento, os referidos prémios procuraram “apoiar a realização de um projecto de investigação científica avançada nos respectivos domínios” e que poderiam ou não estar associados à “elaboração de provas de grau na vida académica”.

Neste âmbito, a FAM atribuiu – no montante de 25 mil euros cada –, o Prémio “Alfredo da Silva e o Empreendedorismo” a Maria Paula Mendes, responsável pelo projecto ReDuCe – Uso de Resíduos de Máscaras Descartáveis em Compósitos com Diversas Formulações; o Prémio “Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria” a Maria Pedro Sucena Guarino, que executou o CBmeter, um novo dispositivo para detecção precoce de diabetes mellitus tipo 2 e, finalmente, o Prémio “Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde” a Carla Oliveira, que alcançou a distinção com o projecto “Hereditary Breast Ovarian Cancer – HBOC: Optimizing hereditary cancer pathways (saving costs and lives)”.

Concurso Escolas premeia cinco alunos do Barreiro

- PUB -

Já os vencedores do Concurso Escolas, aberto a estabelecimentos de ensino em todo o país, registou a participação de centenas de jovens, que terão agora direito a bolsas de estudo e à oferta de uma viagem à fábrica da Bondalti, em Torrelavega, na Cantábria (Espanha), acompanhados por um professor.

Os melhores trabalhos apresentados destacaram um total de 33 alunos de vinte escolas do 3.º ciclo do ensino básico, ensinos secundário e profissional, acerca da personalidade de Alfredo da Silva, sobre o seu tempo, as suas iniciativas e empreendimentos, além do contributo que o industrial deu para o desenvolvimento económico e social de Portugal. Por seu turno, as escolas dos alunos classificados em 1.º lugar vão “receber um donativo da Fundação para um Projecto que cada uma das escolas apresentou.

Na área do desenho, pintura ou escultura, foram premiados os alunos do 3.º ciclo da Escola Básica 2,3 da Quinta da Lomba, Maria Leonor Duarte, Inês Reis, Rodrigo Moreno e Mariana Mariz, assim como o jovem Gaspar Machado, aluno da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Mulher morre em colisão entre dois veículos em Grândola

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional 261, no cruzamento do Carvalhal, provocou, esta tarde, um morto e dois feridos graves.

Ana Catarina Gonçalves: A grandolense que arriscou e conseguiu montar um ‘império’ na vertente das explicações

Com apenas 21 anos, começou a acompanhar algumas crianças por brincadeira. Hoje, passados cinco anos, emprega três dezenas de professores

Acidente de viação no Montijo provoca três mortos

Colisão frontal provocou a morte de dois homens, de 26 e 32 anos, e de uma mulher, de 24 anos
- PUB -