26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaSindicatos e trabalhadores exigem regresso da Autoeuropa às negociações

Sindicatos e trabalhadores exigem regresso da Autoeuropa às negociações

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa e os sindicatos representativos na fábrica de Palmela defenderam hoje, em reunião conjunta, que a empresa deve retomar as negociações para um novo acordo laboral, face à rejeição do pré-acordo pelos trabalhadores.

- PUB -

Segundo revelou a CT, na reunião conjunta com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), Sindicato Nacional da Indústria e Energia (SINDEL), Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-SUL) e Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel (STASA), houve uma “tomada de posição unânime” para que seja retomado o processo negocial.

De acordo com o coordenador da comissão, Fausto Dionísio, “a Autoeuropa alega que, face à actual situação no grupo Volkswagen, não existem condições económicas para melhorar a proposta [do pré-acordo laboral]”, rejeitado pela maioria dos trabalhadores.

Questionado pela agência Lusa, Fausto Dionísio garantiu, no entanto, que não há intenção de submeter o pré-acordo que foi rejeitado a nova votação, ao contrário do que já se fez no passado, uma vez que os “trabalhadores entendem que o seu esforço deve ser reconhecido pela empresa”.

- PUB -

Em comunicado, a CT refere que a administração da fábrica de automóveis de Palmela diz que “não existem condições de voltar às negociações enquanto não resolver o problema da empregabilidade”.

“Nos próximos anos (2021/2022) existe um excesso de 300 trabalhadores com o fim do MPV (Multi-purpose Vehicle) e ainda com o programa de optimizações existentes na fábrica”, justifica a empresa, segundo refere o comunicado da Comissão de Trabalhadores.

GR / Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -