22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Percurso de Carlos Cardoso ao serviço do Vitória FC reconhecido com Prémio...

Percurso de Carlos Cardoso ao serviço do Vitória FC reconhecido com Prémio Carreira

Evento distinguiu igualmente perto de uma centena de personalidades que se sagraram campões no passado ano

 

- PUB -

O percurso de Carlos Cardoso ao serviço do Vitória de Setúbal, clube ao qual dedicou a sua vida quer enquanto jogador como treinador, foi reconhecido pela Câmara Municipal sadina na quinta edição da Gala do Desporto, com a atribuição do Prémio Carreira.

No palco do Fórum Municipal Luísa Todi, Herculano e Fernando Tomé, também antigos jogadores do Vitória Futebol Clube, relembraram no passado sábado o caminho percorrido por Carlos Cardoso enquanto vestiu a camisola verde e branca, que começou quando tinha apenas 14 anos, ao ingressar nas escolas de formação do Bonfim.

Em 1962, torna-se profissional, “ainda na categoria de júnior”. “Durante 17 anos, fez parte do plantel do Vitória, tendo sido capitão de equipa durante oito. Será sempre lembrado como um dos melhores defesas centrais do Vitória Futebol Clube”.

- PUB -

Chegado o ano de 1977, decide pôr termo à sua carreira de jogador e “abraça a tarefa de treinador”. “Foi o início de uma carreira com quase 30 anos ao comando de diversas equipas”.

Ao receber a distinção pelas mãos de Maria das Dores Meira, presidente da autarquia setubalense, Carlos Cardoso fez questão de salientar o auxílio que recebeu no decorrer da sua vida por parte de “colegas, equipa, jogadores e adeptos”. “Tudo foi feito como devia de ser. O Vitória na altura tinha grandes equipas. Fico agradecido pela lembrança”, referiu.

Atletas medalhados em ano atípico igualmente galardoados

- PUB -

Na Gala do Desporto de Setúbal, ainda que desenvolvida “em circunstâncias especiais, sem as habituais categorias”, foram igualmente reconhecidos todos os atletas que, mesmo em ano atípico, “nunca baixaram os braços e treinaram em condições especiais e adversas e mesmo assim obtiveram resultados de mérito”, explicou o jornalista Paulo Sérgio.

Em conjunto com a apresentadora Helena Coelho, voltaram este ano a apresentar a cerimónia, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

Do judo à canoagem, passando pelo atletismo e até mesmo pelas danças de salão, muitos foram os atletas que subiram ao pódio em competições nacionais e internacionais no passado ano. Por este motivo, o município decidiu “reconhecer o seu trabalho”.

A título colectivo, foram homenageadas as equipas de atletismo do Vitória Futebol Clube, de remo do Clube Naval Setubalense e do Núcleo de Bicross de Setúbal, por venceram em 2020 campeonatos nacionais.

Ainda em território luso, mas a nível individual, receberam o ouro quatro dezenas de atletas no passado ano, motivo que os levou a serem igualmente distinguidos pelo município.

Em seguida, foi tempo de enaltecer o esforço de quem “contribuiu para que os setubalenses se mantivessem vivos e activos” no último ano, disse Maria das Dores Meira. Nesta categoria, subiram a palco representantes da Good Vibes Primal Studio, Pro Aventuras, CrossFit Cais, Ginásio Clube d’Azeitão, MyCoach.pt e Nutriset Gym.

No que diz respeito aos “Pódios Internacionais”, sagraram-se vencedores Simão Simões, na modalidade de remo pelo Clube Naval Setubalense e Inês Grácio, em trampolim, pelo Vitória Futebol Clube. Também o trabalho desenvolvido pelos treinadores foi elogiado no evento.

De igual forma foram galardoados os campões internacionais Luís Ventura, do Clube de Canoagem de Setúbal, Luís Rações e João Veiga, da equipa de atletismo do Vitória Futebol Clube e, ainda, Mário Narciso, treinador vencedor da Liga Europeia de Futebol de Praia.

Já Márcia Costa, do Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André, foi considerada a “Jogadora da Década” por “44 personalidades ligadas ao basquetebol, através de uma iniciativa da federação portuguesa da modalidade”, explicou Helena Coelho.

Por último, Maria das Dores Meira e Pedro Pina, vereador com o pelouro da Cultura, premiaram os atletas que conquistaram o apuramento para os jogos olímpicos.

Este ano, vão marcar presença em Tóquio Pedro Pichardo, na prova de triplo salto, pelo Sport Lisboa e Benfica, Manuel Gaspar, pela Selecção Nacional de Andebol, Diogo Valério, praticante da mesma modalidade, pelo Clube Gummersbach, e Afonso Costa, em remo, pelo Clube Naval Setubalense.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -