22 Janeiro 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalEscola Secundária D. João II comemora o seu dia com várias actividades...

Escola Secundária D. João II comemora o seu dia com várias actividades e viagem pelos Descobrimentos

A edição deste ano tem como mote “Descobrir a Índia” e revela quem está representado nos Painéis de São Vicente

A 20 de Maio, a Escola Secundária D. João II assinala o Dia da Escola com várias actividades que pretendem celebrar a data, mas também viajar no tempo até aos Descobrimentos.

- PUB -

“Comemoramos este dia desde 2019, ano lectivo em que resolvemos abordar a biografia de D. João II e a sua relação com a cidade de Setúbal. Em 2020, não comemorámos, devido ao confinamento em que nos encontrávamos, e neste 2021 resolvemos regressar, ainda que com todos os cuidados”, começa por dizer Joseph Rodrigues, professor coordenador da organização do Dia da Escola deste ano, a par das professoras Florinda Claudino, Isabel Oliveira e Raquel Freitas.

A O SETUBALENSE, o professor diz ainda que “em 2019, o Dia da Escola foi comemorado a 3 de Maio, dia de nascimento de D. João II e data em que se celebra sempre o dia da escola com o seu nome”.

Para a edição deste ano, cujo mote é “Descobrir a Índia”, o professor conta que “excepcionalmente, a comemoração acontece dia 20, data em que Vasco da Gama chegou à Índia, no ano de 1948, tendo sido a descoberta do caminho marítimo para a Índia um sonho de D. João II, no entanto apenas concretizado no reinado de D. Manuel I”.

- PUB -

A programação divide-se entre iniciativas online e presenciais. No formato online, “À conversa com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada” sobre a obra “Quem é esta gente nos Painéis de São Vicente?”, abre o role a 17, pelas 12h00, na sala de aula via Zoom, e conta com a participação do professor Nuno Sousa dos alunos do 9.º ano da turma C. No dia seguinte, no mesmo horário, o auditório da escola recebe uma palestra sobre os Painéis de São Vicente, por técnicos do Museu Nacional de Arte Antiga, direccionada ao ensino secundário, com participação da professora Ana Oneill e alunos de artes do 11.ºF e 12.ºF.

No próprio dia 20, a manhã começa com o içar das bandeiras, na entrada da escola, pelas 09h55, contando com a presença de toda a comunidade escolar. Segue-se o descerrar de uma placa de homenagem a professores e funcionários no Museu da Escola, pelas 11h40.

Às 12h15, no auditório, a palestra “À descoberta do caminho marítimo para a Índia” antecede a entrega dos prémios relativos ao concurso de cartazes dinamizado para esta edição do Dia da Escola e a divulgação do orçamento participativo da escola para o ano corrente.

- PUB -

O programa fecha com um “peddy paper”, a começar pelas 15h00 de dia 20 no pátio da escola D. João II, sobre a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Dinamizado pela professora Ana Bell Reis, pretende envolver várias turmas do 9.º ano de escolaridade da instituição setubalense.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

MP acusa médico do Centro Hospitalar de Setúbal de homicídio por negligência em caso de morte de bebé num parto

Os factos ocorreram no dia 06 de Fevereiro de 2018, nos serviços de urgência de obstetrícia e estão relacionados com o parto de um feto morto
- PUB -