29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEscola Secundária D. João II comemora o seu dia com várias actividades...

Escola Secundária D. João II comemora o seu dia com várias actividades e viagem pelos Descobrimentos

A edição deste ano tem como mote “Descobrir a Índia” e revela quem está representado nos Painéis de São Vicente

A 20 de Maio, a Escola Secundária D. João II assinala o Dia da Escola com várias actividades que pretendem celebrar a data, mas também viajar no tempo até aos Descobrimentos.

- PUB -

“Comemoramos este dia desde 2019, ano lectivo em que resolvemos abordar a biografia de D. João II e a sua relação com a cidade de Setúbal. Em 2020, não comemorámos, devido ao confinamento em que nos encontrávamos, e neste 2021 resolvemos regressar, ainda que com todos os cuidados”, começa por dizer Joseph Rodrigues, professor coordenador da organização do Dia da Escola deste ano, a par das professoras Florinda Claudino, Isabel Oliveira e Raquel Freitas.

A O SETUBALENSE, o professor diz ainda que “em 2019, o Dia da Escola foi comemorado a 3 de Maio, dia de nascimento de D. João II e data em que se celebra sempre o dia da escola com o seu nome”.

Para a edição deste ano, cujo mote é “Descobrir a Índia”, o professor conta que “excepcionalmente, a comemoração acontece dia 20, data em que Vasco da Gama chegou à Índia, no ano de 1948, tendo sido a descoberta do caminho marítimo para a Índia um sonho de D. João II, no entanto apenas concretizado no reinado de D. Manuel I”.

- PUB -

A programação divide-se entre iniciativas online e presenciais. No formato online, “À conversa com as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada” sobre a obra “Quem é esta gente nos Painéis de São Vicente?”, abre o role a 17, pelas 12h00, na sala de aula via Zoom, e conta com a participação do professor Nuno Sousa dos alunos do 9.º ano da turma C. No dia seguinte, no mesmo horário, o auditório da escola recebe uma palestra sobre os Painéis de São Vicente, por técnicos do Museu Nacional de Arte Antiga, direccionada ao ensino secundário, com participação da professora Ana Oneill e alunos de artes do 11.ºF e 12.ºF.

No próprio dia 20, a manhã começa com o içar das bandeiras, na entrada da escola, pelas 09h55, contando com a presença de toda a comunidade escolar. Segue-se o descerrar de uma placa de homenagem a professores e funcionários no Museu da Escola, pelas 11h40.

Às 12h15, no auditório, a palestra “À descoberta do caminho marítimo para a Índia” antecede a entrega dos prémios relativos ao concurso de cartazes dinamizado para esta edição do Dia da Escola e a divulgação do orçamento participativo da escola para o ano corrente.

- PUB -

O programa fecha com um “peddy paper”, a começar pelas 15h00 de dia 20 no pátio da escola D. João II, sobre a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Dinamizado pela professora Ana Bell Reis, pretende envolver várias turmas do 9.º ano de escolaridade da instituição setubalense.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -