29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDores Meira destaca Serviço Nacional de Saúde e Poder Local Democrático em...

Dores Meira destaca Serviço Nacional de Saúde e Poder Local Democrático em dia dedicado à liberdade

Presidente da autarquia sadina enumerou em sessão solene “as conquistas alcançadas nos últimos 47 anos”, aquando da Revolução dos Cravos

 

- PUB -

Perante o olhar atento de cerca de uma centena de pessoas, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal assinalou o aniversário da Revolução dos Cravos dando destaque às conquistas alcançadas nos últimos 47 anos, que “vão desde o Serviço Nacional de Saúde (SNS) até ao Poder Local Democrático”.

“Em Abril de há 47 anos começámos a lutar para ter um País que, mesmo pequeno em dimensão, pudesse ser grande na defesa da liberdade, dos direitos sociais e da justiça. Um País em que se construísse a liberdade a sério com a paz, pão, habitação, saúde e educação”, defendeu Maria das Dores Meira na sessão solene dedicada ao 25 de Abril, que decorreu na manhã de hoje no Fórum Municipal Luísa Todi.

Para a presidente da autarquia sadina, é de salientar “a força que, pelas mãos de muitos milhares de autarcas o edificaram [poder local democrático] nestas quase cinco décadas, promoveu notável trabalho de desenvolvimento e de anulação de graves assimetrias de que o País padecia”.

- PUB -

Ao SNS, por sua vez, afirmou dever-se “forte saudação neste ano de pandemia”. “Saudação que tem de ser endereçada, em especial, aos profissionais de saúde, que puseram em primeiro lugar a nossa saúde”.

Por último, Maria das Dores Meira fez questão de salientar que “a liberdade conquistada em 1974 garante o direito à crítica e à resposta”, referindo-se às opiniões que o município foi recebendo ao longos dos anos, no que diz respeito a obras desenvolvidas no concelho sadino. “É a democracia conquistada a funcionar, esse bem inalienável que hoje celebramos com o saudável confronto de ideias”, acrescentou.

Antes da sua intervenção, André Martins, presidente da Assembleia Municipal, expressou “a alegria” que sentiu ao ter aberto as comemorações do 25 de Abril, “alegria de quem também contribuiu como militar para que a revolução avançasse”.

- PUB -

Subiram igualmente ao palco do Fórum Luísa Todi os deputados municipais João Paulo Viegas, do CDS-PP, Suzel Costa, do PAN, Paulo Calado, do PSD, Vítor Rosa, do BE, Vítor Ferreira, do PS, e João Luz, da CDU. A sessão solene terminou com uma homenagem ao poeta José Carlos Ary dos Santos, através da passagem de um vídeo produzido pelos alunos do 1.º ciclo da Escola Básica do Bairro Afonso Costa, e com a actuação da cantora Ana Tomás, acompanhada ao piano por Gonçalo Simões.

No programa das comemorações do 25 de Abril fizeram igualmente parte o habitual hastear da bandeira, a deposição de flores junto do Monumento à Resistência e a actuação da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -