27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo aposta na integração social para ter emprego de proximidade e cidade...

Montijo aposta na integração social para ter emprego de proximidade e cidade de futuro

Nuno Canta, presidente da Câmara, inaugurou o ciclo de encontros online promovido pela Associação de Promotores Imobiliários e revelou estratégia

 

- PUB -

A integração social é uma das principais chaves para a construção das cidades do futuro. Porque aporta-lhes a segurança pretendida por quem nelas trabalha e porque aumenta a capacidade de atracção de investidores e o consequente emprego de proximidade. A ideia foi ontem defendida por Nuno Ribeiro Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, no arranque do ciclo de encontros online, intitulado “As Cidades Amanhã” e dedicado às autarquias locais, promovido pela Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

“No Montijo estamos a dar especial atenção e a trabalhar para concretizar uma cidade capaz de integrar as pessoas”, disse o autarca. A integração social, defende, “dá segurança” e “produz equilíbrio no desenvolvimento dos tecidos urbanos”, permitindo que “as pessoas se sintam pertencentes” à comunidade local. Por essa via, “potencia também investimentos”, até porque “é muito mais importante investir onde existe segurança”. E atrás de investimento vem o trabalho. “Uma cidade constrói-se com emprego de proximidade”, o que por sua vez implica uma outra vantagem – um aumento da qualidade ambiental. “Cerca de um terço das pessoas da Península de Setúbal deslocam-se, em transporte público ou privado, para trabalhar em Lisboa e isso constitui um passivo ambiental”, lembrou. Assim, justificou, a criação de mais emprego local (de proximidade) contribui para diminuir estes movimentos pendulares e, consequentemente, a pegada do carbono.

A aposta da Câmara Municipal centra-se igualmente “nas áreas dedicadas a empresas e negócios”, para incrementar a empregabilidade local. “Queremos mais empresas, mais serviços e atrair mais talento. É fundamental na relação com o futuro”, frisou, sem deixar de realçar que no concelho montijense “o volume de investimento no sector agrícola ultrapassa largamente o que é feito no sector da construção civil e imobiliário”.

- PUB -

Habitação com rendas acessíveis

A possibilidade de construção do aeroporto complementar a Lisboa na Base Aérea n.º 6 também foi um dos factores que Nuno Canta apresentou como “fundamental” para o reforço da centralidade do Montijo. Mas não só. “Será também uma forma de responder à pandemia, para a alavancagem da região e do País, com mais investimentos e emprego. E permitirá internacionalizar a cidade”, considerou.

O autarca respondeu depois a perguntas lançadas por alguns dos empresários imobiliários que participaram no encontro. A estratégia de construção habitacional para arrendamento a custos controlados foi um dos temas aflorados, com Nuno Canta a sublinhar que está agora a arrancar o projecto que visa edificar “cerca de 60 fogos para rendas a custos acessíveis, para os mais jovens”, no espaço da antiga fábrica do Izidoro recentemente adquirida pelo município. E esclareceu que a autarquia também vai “tentar encontrar soluções” em relação ao regime de “coliving” (moradias compartilhadas) no referido projecto, que englobará ainda “área de serviços”.

- PUB -

Polignac de Barros, presidente da APPII, abriu a sessão e explicou a importância deste ciclo de encontros online. “A APPII tem-se distinguido por uma actividade permanente e por tentar encontrar novas formas de continuar em contacto com os seus associados e os políticos, que, em conjunto, podem fazer as cidades. É importante e apropriado que alguns autarcas que se estão a distinguir possam conhecer alguns promotores imobiliários”, disse o responsável pela associação que já conta três décadas de existência. O ciclo de encontros prossegue hoje com a participação de Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

“Não bloquearemos localização do aeroporto no Campo de Tiro”

A localização do aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete voltou a estar em “cima da mesa”, no âmbito do avaliação ambiental estratégica determinada pelo Governo. Nuno Canta continua a defender a opção pela localização na Base Aérea n.º 6, porém deixou uma garantia. “Já defendemos a localização no Campo de Tiro e se for para aí não bloquearemos a decisão”, admitiu. Fundamental, reforçou, é o investimento aeroportuário localizar-se “na margem sul do Tejo”, de forma a “reduzir a assimetria económica existente entre o rendimento per capita da Península de Setúbal e o de Lisboa”.

Ainda assim, adiantou, “a opção Campo de Tiro [neste momento] serve apenas para colocar o País num beco sem saída”. E juntou a concluir: “Uma localização é central a Lisboa [na Base Aérea]. A outra [Campo de Tiro], com entrada em Canha e que assenta em território de Benavente, é mais excêntrica a esta região urbana. Além disso deveria dar origem a uma cidade aeroportuária, à qual nunca fomos a favor e alertámos para isso na altura.”

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -