26 Julho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Unidade Móvel de Saúde é inaugurada amanhã e vai fazer rastreios à covid-19

Unidade Móvel de Saúde é inaugurada amanhã e vai fazer rastreios à covid-19

Unidade Móvel de Saúde é inaugurada amanhã e vai fazer rastreios à covid-19

Câmara Municipal de Palmela

Projecto vai beneficiar sobretudo as populações do concelho mais isoladas. Poceirão e Marateca no centro das atenções

 

Realizar rastreios à covid-19, através de testes rápidos, será um dos principais focos de acção da Unidade Móvel de Saúde que vai ser inaugurada amanhã, pelas 11h30, no Largo de S. João em Palmela.

- PUB -

“Essa vai ser uma das missões da Unidade Móvel de Saúde para os próximos tempos, face à situação que vivemos. Devemos avançar no mínimo com 500 testes rápidos”, disse Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, a O SETUBALENSE.

A Unidade Móvel de Saúde – projecto sob a insígnia “Palmela Município + Saudável, resultante de um protocolo estabelecido entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) – vai abranger, sobretudo, “as freguesias rurais e aglomerados populacionais mais longínquos e dispersos no concelho”. Marateca e Poceirão são disso exemplo, conforme aponta Álvaro Amaro. “Gostaríamos, entre outras situações, através deste instrumento de proximidade, de começar a trabalhar nos rastreios nestas comunidades mais longínquas. Desde Zambujal à Aldeia Nova da Aroeira há dezenas e dezenas de quilómetros quadrados que queremos percorrer, a que queremos levar alguns destes e de outros rastreios, bem como aconselhamentos”, frisou o autarca.

O projecto visa prestar “serviços de saúde na comunidade, prevenindo a doença e, simultaneamente, promovendo estilos de vida saudáveis e um envelhecimento activo”, pode ler-se numa nota de Imprensa da autarquia. A viatura, que irá percorrer todo o concelho transportando uma equipa de profissionais, “materializa um novo modelo de intervenção em saúde de proximidade”.

- PUB -

Projecto resulta de candidatura intermunicipal

Na mesma nota, a autarquia lembra ainda que o projecto “é uma das valências previstas no âmbito dos Percursos em Rede para a Inclusão Activa (PRIA) – candidatura a fundos comunitários desenvolvida pelos municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, enquadrada na estratégia intermunicipal Território Arrábida”. Contempla, assim, “um conjunto de acções que potenciam a inclusão social, a saúde, o bem-estar e a autonomia”, defendendo “uma oferta inovadora e qualificada”.

A inauguração da unidade móvel, nesta quarta-feira, permitirá assinalar o Dia Mundial da Saúde (7 de Abril), que a Câmara de Palmela vai comemorar também com o lançamento de uma newsletter especial. O documento, “além de falar sobre o projecto, dá a conhecer a acção da município na área da saúde, educação e recursos humanos, desde o início da pandemia”. A newsletter poderá ser consultada no site da autarquia a partir de amanhã.

- PUB -

Desafio lançado à comunidade educativa

Na newsletter que a autarquia de Palmela vai lançar está incluído um repto às escolas e famílias, tendo em vista “assinalar” o Dia Mundial da Saúde. A Câmara Municipal revela apenas que “convidou a comunidade educativa a partilhar, no dia 7, num lugar visível a partir do exterior da escola (ou à janela, se os alunos estiverem em casa), um desenho, palavra ou frase alusivo ao tema ‘Construindo um Mundo mais justo e saudável’”. Ao mesmo tempo, abre a todos a participação nesta acção. “Junte-se ao desafio e, até 11 de Abril, envie a sua mensagem/desenho, para decs@cm-palmela.pt. Veja depois o resultado final em www.cm-palmela.pt”, apela o município.

A celebração da efeméride, salienta ainda a autarquia, “enquadra-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, nomeadamente, o ODS 3 – Saúde de Qualidade”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -