17 Abril 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Palmela Unidade Móvel de Saúde é inaugurada amanhã e vai fazer rastreios à...

Unidade Móvel de Saúde é inaugurada amanhã e vai fazer rastreios à covid-19

Projecto vai beneficiar sobretudo as populações do concelho mais isoladas. Poceirão e Marateca no centro das atenções

 

- PUB -

Realizar rastreios à covid-19, através de testes rápidos, será um dos principais focos de acção da Unidade Móvel de Saúde que vai ser inaugurada amanhã, pelas 11h30, no Largo de S. João em Palmela.

“Essa vai ser uma das missões da Unidade Móvel de Saúde para os próximos tempos, face à situação que vivemos. Devemos avançar no mínimo com 500 testes rápidos”, disse Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, a O SETUBALENSE.

A Unidade Móvel de Saúde – projecto sob a insígnia “Palmela Município + Saudável, resultante de um protocolo estabelecido entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) – vai abranger, sobretudo, “as freguesias rurais e aglomerados populacionais mais longínquos e dispersos no concelho”. Marateca e Poceirão são disso exemplo, conforme aponta Álvaro Amaro. “Gostaríamos, entre outras situações, através deste instrumento de proximidade, de começar a trabalhar nos rastreios nestas comunidades mais longínquas. Desde Zambujal à Aldeia Nova da Aroeira há dezenas e dezenas de quilómetros quadrados que queremos percorrer, a que queremos levar alguns destes e de outros rastreios, bem como aconselhamentos”, frisou o autarca.

- PUB -

O projecto visa prestar “serviços de saúde na comunidade, prevenindo a doença e, simultaneamente, promovendo estilos de vida saudáveis e um envelhecimento activo”, pode ler-se numa nota de Imprensa da autarquia. A viatura, que irá percorrer todo o concelho transportando uma equipa de profissionais, “materializa um novo modelo de intervenção em saúde de proximidade”.

Projecto resulta de candidatura intermunicipal

Na mesma nota, a autarquia lembra ainda que o projecto “é uma das valências previstas no âmbito dos Percursos em Rede para a Inclusão Activa (PRIA) – candidatura a fundos comunitários desenvolvida pelos municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, enquadrada na estratégia intermunicipal Território Arrábida”. Contempla, assim, “um conjunto de acções que potenciam a inclusão social, a saúde, o bem-estar e a autonomia”, defendendo “uma oferta inovadora e qualificada”.

- PUB -

A inauguração da unidade móvel, nesta quarta-feira, permitirá assinalar o Dia Mundial da Saúde (7 de Abril), que a Câmara de Palmela vai comemorar também com o lançamento de uma newsletter especial. O documento, “além de falar sobre o projecto, dá a conhecer a acção da município na área da saúde, educação e recursos humanos, desde o início da pandemia”. A newsletter poderá ser consultada no site da autarquia a partir de amanhã.

Desafio lançado à comunidade educativa

Na newsletter que a autarquia de Palmela vai lançar está incluído um repto às escolas e famílias, tendo em vista “assinalar” o Dia Mundial da Saúde. A Câmara Municipal revela apenas que “convidou a comunidade educativa a partilhar, no dia 7, num lugar visível a partir do exterior da escola (ou à janela, se os alunos estiverem em casa), um desenho, palavra ou frase alusivo ao tema ‘Construindo um Mundo mais justo e saudável’”. Ao mesmo tempo, abre a todos a participação nesta acção. “Junte-se ao desafio e, até 11 de Abril, envie a sua mensagem/desenho, para decs@cm-palmela.pt. Veja depois o resultado final em www.cm-palmela.pt”, apela o município.

A celebração da efeméride, salienta ainda a autarquia, “enquadra-se nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, nomeadamente, o ODS 3 – Saúde de Qualidade”.

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

“Vitória já garantiu uma subida de divisão contra todos os arautos da desgraça”

Depois de assegurar a Liga 3, Vitória aponta ao 1.º lugar no ‘play-off’ para subir à II Liga

Mulher degolou idoso em bairro de lata no Seixal e queixou-se de violação

Sem-abrigo está a ser julgada pelo homícidio do homem de 68 anos, depois deste ter sido encontrado morto em Santa Marta do Pinhal   Tânia Rodrigues,...
- PUB -