16 Abril 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Pedro Pichardo recebe Medalha de Honra da Cidade de Setúbal

Pedro Pichardo recebe Medalha de Honra da Cidade de Setúbal

André Martins, presidente da Assembleia Municipal, procedeu à entrega da distinção. O atleta não escondeu emoção. Dores Meira apelidou-o de “setubalense de honra”

 

- PUB -

Pedro Pichardo, que no passado dia 7 se sagrou campeão europeu de triplo salto em pista coberta em Torun, Polónia, recebeu esta tarde a Medalha de Honra da Cidade, na classe desporto, atribuída pela Câmara Municipal de Setúbal. A cerimónia realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

André Martins, presidente da Assembleia Municipal, procedeu à entrega da distinção, acompanhada de um diploma, ao atleta luso-cubano do Sport Lisboa e Benfica, que reside em Pinhal Novo e que há muito opta por efectuar a preparação desportiva em Setúbal. Por isso mesmo, ouviu Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, apelidá-lo, durante o acto solene, de “setubalense de honra” e “irmão de muitos” técnicos do sector do desporto da autarquia.

“Para nós é uma enorme alegria que treine nesta cidade, que inspira desporto e que está sempre de portas abertas a todos, venham de onde vierem”, disse a autarca, citada em nota de imprensa do município. A edil sublinhou ainda que nem era preciso uma medalha para fazer de Pedro Pichardo um cidadão sadino. “Ele é setubalense a partir do momento em que veio treinar no nosso Complexo Municipal de Atletismo. A partir do momento em que estabeleceu relações de amizade e de cumplicidade com a cidade, que, estamos certos, se manterão para sempre”, explicou.

- PUB -

“Ser um exemplo inspirador é algo que só está ao alcance daqueles que se esforçam, que trabalham e que têm talento. Pedro Pichardo é tudo isto. É um trabalhador. É talentoso. Sabe o que faz nas pistas, porque suou muitas horas para chegar à perfeição”, elogiou ainda Dores Meira.

Já o triplista não escondeu gratidão por todo o apoio recebido do município e também do povo luso. “Estou um bocadinho nervoso. Só quero agradecer a todos os presentes por esta homenagem. Não tenho palavras. Só tenho a agradecer a forma como as pessoas me têm acolhido em Portugal e em Setúbal”, confessou Pichardo, também citado na mesma nota.

- PUB -

Na cerimónia, reservada, o atleta teve a seu lado o seu pai e treinador, Jorge Andres Pichardo. Marcaram ainda presença, além do executivo municipal, os presidentes do Comité Olímpico de Portugal e da Federação Portuguesa de Atletismo, José Manuel Constantino,  e Jorge Vieira, respectivamente, José Serrano, que preside à Associação de Atletismo de Setúbal, o vice-presidente para as modalidades do Benfica, Fernando Tavares, e a directora regional de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques.

A Câmara Municipal de Setúbal decidiu, por unanimidade, na reunião do passado dia 17, atribuir a Medalha de Honra da Cidade, na classe deporto, a Pedro Pichardo “em reconhecimento dos feitos desportivos e do contributo [dados pelo atleta] para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras”.

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos