11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Pedro Pichardo recebe Medalha de Honra da Cidade de Setúbal

Pedro Pichardo recebe Medalha de Honra da Cidade de Setúbal

André Martins, presidente da Assembleia Municipal, procedeu à entrega da distinção. O atleta não escondeu emoção. Dores Meira apelidou-o de “setubalense de honra”

 

- PUB -

Pedro Pichardo, que no passado dia 7 se sagrou campeão europeu de triplo salto em pista coberta em Torun, Polónia, recebeu esta tarde a Medalha de Honra da Cidade, na classe desporto, atribuída pela Câmara Municipal de Setúbal. A cerimónia realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

André Martins, presidente da Assembleia Municipal, procedeu à entrega da distinção, acompanhada de um diploma, ao atleta luso-cubano do Sport Lisboa e Benfica, que reside em Pinhal Novo e que há muito opta por efectuar a preparação desportiva em Setúbal. Por isso mesmo, ouviu Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, apelidá-lo, durante o acto solene, de “setubalense de honra” e “irmão de muitos” técnicos do sector do desporto da autarquia.

“Para nós é uma enorme alegria que treine nesta cidade, que inspira desporto e que está sempre de portas abertas a todos, venham de onde vierem”, disse a autarca, citada em nota de imprensa do município. A edil sublinhou ainda que nem era preciso uma medalha para fazer de Pedro Pichardo um cidadão sadino. “Ele é setubalense a partir do momento em que veio treinar no nosso Complexo Municipal de Atletismo. A partir do momento em que estabeleceu relações de amizade e de cumplicidade com a cidade, que, estamos certos, se manterão para sempre”, explicou.

- PUB -

“Ser um exemplo inspirador é algo que só está ao alcance daqueles que se esforçam, que trabalham e que têm talento. Pedro Pichardo é tudo isto. É um trabalhador. É talentoso. Sabe o que faz nas pistas, porque suou muitas horas para chegar à perfeição”, elogiou ainda Dores Meira.

Já o triplista não escondeu gratidão por todo o apoio recebido do município e também do povo luso. “Estou um bocadinho nervoso. Só quero agradecer a todos os presentes por esta homenagem. Não tenho palavras. Só tenho a agradecer a forma como as pessoas me têm acolhido em Portugal e em Setúbal”, confessou Pichardo, também citado na mesma nota.

- PUB -

Na cerimónia, reservada, o atleta teve a seu lado o seu pai e treinador, Jorge Andres Pichardo. Marcaram ainda presença, além do executivo municipal, os presidentes do Comité Olímpico de Portugal e da Federação Portuguesa de Atletismo, José Manuel Constantino,  e Jorge Vieira, respectivamente, José Serrano, que preside à Associação de Atletismo de Setúbal, o vice-presidente para as modalidades do Benfica, Fernando Tavares, e a directora regional de Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques.

A Câmara Municipal de Setúbal decidiu, por unanimidade, na reunião do passado dia 17, atribuir a Medalha de Honra da Cidade, na classe deporto, a Pedro Pichardo “em reconhecimento dos feitos desportivos e do contributo [dados pelo atleta] para o engrandecimento e divulgação da cidade além-fronteiras”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -