23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCDU retoma aposta no feminino e lança Ana Baliza para destronar PS...

CDU retoma aposta no feminino e lança Ana Baliza para destronar PS no Montijo

A última vez que a coligação geriu a Câmara foi pelas mãos de Jacinta Ricardo, há quase 24 anos. Filha da terra tenta agora a reconquista

 

- PUB -

A CDU vai voltar a apostar no valor feminino para reconquistar, nas próximas autárquicas, a Câmara Municipal do Montijo, que lhe foge há cerca de 24 anos para o PS. A montijense Ana Baliza, que cumpre actualmente o segundo mandato de vereadora na autarquia, foi a escolhida para encabeçar a lista da coligação nas eleições deste ano.

A decisão foi avançada pela Comissão Coordenadora Concelhia do Montijo da CDU a O SETUBALENSE, concluído que está o processo de selecção interno iniciado com um “plenário concelhio de eleitos e quadros da CDU, realizado a 17 de Outubro de 2020”, e seguido de “auscultações aos membros dos partidos que constituem a coligação, activistas da CDU e eleitos nos diversos órgãos autárquicos” do território montijense. “Resultante dessas conversas e contactos, a Comissão Coordenadora Concelhia do Montijo da CDU decidiu propor, para as próximas eleições autárquicas, Ana Baliza como cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Montijo”, revela a estrutura partidária.

Uma decisão que, adianta a concelhia, “transporta a necessidade de dar continuidade ao cumprimento do programa de trabalho eleitoral [da CDU] para 2017-2021”, o qual “contém eixos de intervenção (Território, Rio, Trabalho e Proximidade)” bem como “o Plano Estratégico da Cidade de Montijo – adaptado à realidade presente – que o PS há duas décadas colocou na gaveta”.

- PUB -

Aos 36 anos, Ana Baliza, membro da Comissão Concelhia do Montijo do PCP, é para já a mais jovem cabeça-de-lista às autárquicas deste ano no Distrito de Setúbal. E representa um regresso da CDU à aposta numa figura local como também ao feminino – a última vez que a coligação foi poder foi com Jacinta Ricardo, de 1990 a 1997, ano em que o PS com Maria Amélia Antunes reconquistou a presidência da Câmara.

Licenciada em Animação e Intervenção Sócio-cultural, pela Escola Superior de Educação de Setúbal, Ana Baliza é técnica especializada para a Docência no Ensino Público. Exerce funções em gestão de projectos de intervenção sócio-cultural, sendo responsável pela monitorização e avaliação do plano inovador de combate ao insucesso escolar – “Moita Concelho com Futuro”, deste município. Foi formadora no ensino profissional e também de actividades de enriquecimento curricular.

Além de Ana Baliza, são já também conhecidos mais três outros candidatos à presidência da Câmara do Montijo: João Afonso, pelo PSD em coligação com o CDS-PP, Manuel Fona Vieira, como independente, e Nuno Canta, que lidera os destinos da autarquia há dois mandatos e que já deixou antever a sua recandidatura pelo PS.

- PUB -

“Afirmámos os projectos de PCP e PEV mesmo em condições adversas”

Ao mesmo tempo que anuncia a cabeça-de-lista, a CDU salienta que, “mesmo em circunstâncias adversas praticadas pela maioria absoluta do PS”, tem conseguido “afirmar e valorizar os projectos autárquicos do PCP e do PEV”, quer “na batalha política travada na Câmara e na Assembleia Municipal” quer “nas assembleias de freguesia”, no Montijo.

Quanto a compromissos de futuro, tendo em vista a “construção da qualidade de vida” para “os trabalhadores e as populações do Montijo”, aponta como objectivos as áreas de “higiene e limpeza urbana, espaços verdes, ordenamento do território, apoio ao movimento associativo, relação com os trabalhadores das autarquias, defesa do direito à saúde e do investimento no Serviço Nacional de Saúde”. A coligação compromete-se ainda a “exigir uma Educação de qualidade, condições de acesso equitativas para valorizar a aprendizagem, mais investimento nos transportes públicos” e a “apostar na qualificação e desenvolvimento integrado e sustentado de todo o concelho”.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -