8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Montijo CDU retoma aposta no feminino e lança Ana Baliza para destronar PS...

CDU retoma aposta no feminino e lança Ana Baliza para destronar PS no Montijo

A última vez que a coligação geriu a Câmara foi pelas mãos de Jacinta Ricardo, há quase 24 anos. Filha da terra tenta agora a reconquista

 

- PUB -

A CDU vai voltar a apostar no valor feminino para reconquistar, nas próximas autárquicas, a Câmara Municipal do Montijo, que lhe foge há cerca de 24 anos para o PS. A montijense Ana Baliza, que cumpre actualmente o segundo mandato de vereadora na autarquia, foi a escolhida para encabeçar a lista da coligação nas eleições deste ano.

A decisão foi avançada pela Comissão Coordenadora Concelhia do Montijo da CDU a O SETUBALENSE, concluído que está o processo de selecção interno iniciado com um “plenário concelhio de eleitos e quadros da CDU, realizado a 17 de Outubro de 2020”, e seguido de “auscultações aos membros dos partidos que constituem a coligação, activistas da CDU e eleitos nos diversos órgãos autárquicos” do território montijense. “Resultante dessas conversas e contactos, a Comissão Coordenadora Concelhia do Montijo da CDU decidiu propor, para as próximas eleições autárquicas, Ana Baliza como cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Montijo”, revela a estrutura partidária.

Uma decisão que, adianta a concelhia, “transporta a necessidade de dar continuidade ao cumprimento do programa de trabalho eleitoral [da CDU] para 2017-2021”, o qual “contém eixos de intervenção (Território, Rio, Trabalho e Proximidade)” bem como “o Plano Estratégico da Cidade de Montijo – adaptado à realidade presente – que o PS há duas décadas colocou na gaveta”.

- PUB -

Aos 36 anos, Ana Baliza, membro da Comissão Concelhia do Montijo do PCP, é para já a mais jovem cabeça-de-lista às autárquicas deste ano no Distrito de Setúbal. E representa um regresso da CDU à aposta numa figura local como também ao feminino – a última vez que a coligação foi poder foi com Jacinta Ricardo, de 1990 a 1997, ano em que o PS com Maria Amélia Antunes reconquistou a presidência da Câmara.

Licenciada em Animação e Intervenção Sócio-cultural, pela Escola Superior de Educação de Setúbal, Ana Baliza é técnica especializada para a Docência no Ensino Público. Exerce funções em gestão de projectos de intervenção sócio-cultural, sendo responsável pela monitorização e avaliação do plano inovador de combate ao insucesso escolar – “Moita Concelho com Futuro”, deste município. Foi formadora no ensino profissional e também de actividades de enriquecimento curricular.

Além de Ana Baliza, são já também conhecidos mais três outros candidatos à presidência da Câmara do Montijo: João Afonso, pelo PSD em coligação com o CDS-PP, Manuel Fona Vieira, como independente, e Nuno Canta, que lidera os destinos da autarquia há dois mandatos e que já deixou antever a sua recandidatura pelo PS.

“Afirmámos os projectos de PCP e PEV mesmo em condições adversas”

- PUB -

Ao mesmo tempo que anuncia a cabeça-de-lista, a CDU salienta que, “mesmo em circunstâncias adversas praticadas pela maioria absoluta do PS”, tem conseguido “afirmar e valorizar os projectos autárquicos do PCP e do PEV”, quer “na batalha política travada na Câmara e na Assembleia Municipal” quer “nas assembleias de freguesia”, no Montijo.

Quanto a compromissos de futuro, tendo em vista a “construção da qualidade de vida” para “os trabalhadores e as populações do Montijo”, aponta como objectivos as áreas de “higiene e limpeza urbana, espaços verdes, ordenamento do território, apoio ao movimento associativo, relação com os trabalhadores das autarquias, defesa do direito à saúde e do investimento no Serviço Nacional de Saúde”. A coligação compromete-se ainda a “exigir uma Educação de qualidade, condições de acesso equitativas para valorizar a aprendizagem, mais investimento nos transportes públicos” e a “apostar na qualificação e desenvolvimento integrado e sustentado de todo o concelho”.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -