11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Barreiro CDU candidata Carlos Humberto para recuperar a Câmara do Barreiro

CDU candidata Carlos Humberto para recuperar a Câmara do Barreiro

O barreirense, que até 2017 cumpriu três mandatos consecutivos na presidência da autarquia, vai tentar reeditar a reconquista que conseguiu para a CDU em 2005

 

- PUB -

A CDU vai voltar a apostar em Carlos Humberto para recuperar a Câmara Municipal do Barreiro, que a coligação perdeu para o PS nas autárquicas de 2017.

A escolha do cabeça-de-lista para as eleições deste ano está definida, confirmaram a O SETUBALENSE duas  fontes próximas do processo, uma das quais muito bem colocada no seio do PCP.

Questionado por O SETUBALENSE, João Armando, responsável concelhio do Barreiro do PCP, “não confirma nem desmente” a escolha do nome.

- PUB -

Aos 69 anos, o actual primeiro secretário da comissão executiva da Área Metropolitana de Lisboa prepara-se para tentar reeditar uma reconquista neste concelho para a CDU – nas eleições de 2005, foi Carlos Humberto quem devolveu a presidência da autarquia barreirense à coligação, com um triunfo sobre Emídio Xavier, que havia ganho o poder para o PS quatro anos antes.

Carlos Humberto viria a garantir mais duas vitórias para a CDU nas autárquicas seguintes, em 2009 e 2013, cumprindo assim três mandatos consecutivos e ficando impossibilitado de se recandidatar em 2017 face à lei de limitação de mandatos, que entrou em vigor em 2005.

Agora é relançado pela CDU que está apostada em recuperar “pesos pesados” – leia-se nomes que garantiram por vitórias as candidaturas que encabeçaram pela coligação em autárquicas. É assim no Barreiro, com Carlos Humberto, e em Alcochete, município também perdido para o PS nas últimas eleições e onde a CDU volta agora a apostar de novo em Luís Franco, que conduziu os destinos desta autarquia pelos mesmos três mandatos (2005, 2009 e 2013). A estes dois nomes há ainda a juntar o de Maria das Dores Meira, que atingiu o máximo de mandatos consecutivos na liderança da Câmara de Setúbal e que, assim, vai ser cabeça-de-lista a Almada, com desafio idêntico: recuperar o outro município que, em 2017, fugiu das mãos da CDU para as do PS, com Inês de Medeiros a arredar do poder Joaquim Judas.

- PUB -

Carlos Humberto é assim um dos três principais nomes na “estratégia de recuperação” traçada pela CDU para as autárquicas deste ano no Distrito de Setúbal. De 1993 a 2005 – ano em que reconquistou a câmara para a coligação –, o barreirense cumpriu mandatos como deputado municipal. No currículo engloba ainda a presidência da Junta Metropolitana de Lisboa, entre 2006 e 2013.

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Porto de Setúbal: Tersado recebe grua de última geração

A nova grua está optimizada para navios da classe Panamax, permitindo subir e descer as cargas a uma velocidade até 120 metros por minuto   A...
- PUB -