25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMais de 2,2 milhões de euros de obras em curso no concelho...

Mais de 2,2 milhões de euros de obras em curso no concelho do Montijo

Casa da Música Jorge Peixinho representa o maior investimento de um conjunto de oito obras que estão a decorrer e que englobam reabilitações de edificado, intervenções na rede de água e pavimentações

 

- PUB -

O município do Montijo tem, neste momento, a decorrer no terreno um conjunto de oito obras que representa um investimento global superior a 2,2 milhões de euros.

Com um prazo de execução de 365 dias, a obra da Casa da Música Jorge Peixinho – projecto “agregado” à empreitada do Jardim das Nascentes concluída recentemente – é, entre o leque dos investimentos em curso, a de maior valor, adjudicada que foi por mais de 925 mil euros. A obra, co-financiada em 50% por fundos comunitários, consiste na “reabilitação e requalificação total do edifício existente na denominada Quinta das Nascentes, alterando o uso para um edifício de equipamento constituído por duas áreas funcionais: a Casa Museu Jorge Peixinho e um auditório polivalente”, lembra a Câmara Municipal do Montijo.

Também já em andamento está a requalificação da Rua Miguel Pais. “Decorre, neste momento, o levantamento da calçada e preparação do terreno”, revela a autarquia sobre a empreitada, que “compreende um edifício-jardim inclinado com passeios envolventes, com o objectivo de ligar a cidade ao rio”. A operação, incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, tem um custo de 387 mil e 480 euros e beneficia de 50% de financiamento comunitário ao abrigo do Portugal 2020. Tem um prazo de execução de 240 dias e deverá estar concluída até 24 de Setembro próximo.

- PUB -

Ainda no que toca a reabilitações, o conjunto urbano constituído pela Ermida de Santo António e Casa da Quinta do Pátio d’ Água – onde funciona a Junta de Freguesia do Montijo – está a ser intervencionado. “A obra, consignada no passado dia 22 de Dezembro, deverá ficar terminada no fim de Março [próximo]”, aponta o município. A intervenção, também abrangida por comparticipação no âmbito de uma candidatura global ao POR Lisboa 2020, foi adjudicada por 87 mil e 979 euros. Engloba a “conservação e reabilitação de paredes exteriores, vãos de caixilharia e demais elementos do invólucro edificado”.

Em fase de conclusão e com um valor de 123 mil e 690 euros encontra-se a execução de vedação do Campo de Futebol Municipal do Afonsoeiro. O recinto da infra-estrutura desportiva vai, de resto, beneficiar de piso sintético “no valor estimado de 202 mil e 748 euros (+ IVA)”, investimento a cargo da Repsol como contrapartida do contrato rubricado com a autarquia para exploração do posto de abastecimento de combustível situado na Avenida da Olivença.

Investimento na rede de água

- PUB -

No domínio do abastecimento de água, o município está a desenvolver duas obras. A de maior custo é da “instalação de uma conduta de água ao longo de um troço da Estrada Nacional 4 entre o Montijo (Rotunda da Santa) e a Atalaia, prevendo-se a travessia aérea da A33, através da suspensão da conduta na passagem superior existente”. Representa um investimento de 349 mil e 892 euros e tem um prazo de conclusão de 90 dias. De acordo com a autarquia, “a execução desta nova conduta de água é urgente, já que permitirá estabelecer a ligação entre o furo de captação F27 e o reservatório de água R3 existente”, para garantir a “fiabilidade do abastecimento em termos de caudais, pressões e da qualidade da água”.

Com igual prazo de execução mas adjudicada por 190 mil e 960 euros, decorre também “a execução da conduta adutora entre o novo furo (F32) e o Reservatório (R15) – Corte das Cheias”. Esta obra visa “reforçar a adução ao reservatório elevado de Corte das Cheias, a partir da nova captação já executada”. O reservatório, explica a edilidade, “passará assim a ser abastecido por duas captações distintas, as quais funcionarão em modo de alternância, garantindo maior redundância ao sistema”. Inserida nesta operação, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento “estão a realizar obras de melhoramento e ampliação na envolvente da captação subterrânea do Pocinho das Nascentes”. Esta intervenção inclui a instalação de “duas caixas de grandes dimensões de adução e distribuição de água”.

Pavimentações prosseguem

Em termos de recuperação e melhoramento de vias de comunicação, a Câmara Municipal tem duas empreitadas em desenvolvimento.

Praticamente finalizada está a obra na Avenida Corregedor Rodrigo Dias/Rua José Joaquim Marques, “com fresagem do pavimento danificado e repavimentação, em ambos os arruamentos”. A intervenção ascende a 139 mil e 427 euros e englobou ainda “a substituição de lancis danificados, a reparação de caldeiras, a readaptação de caixas de visita e sumidouros existentes para a cota do novo pavimento”. A pavimentação está concluída e a decorrer estão já “as pinturas de sinalização”.

Com concretização prevista para o próximo dia 18 de Março, a recuperação de pavimentos no Caminho Municipal 1124 representa um investimento de 95 mil e 747 euros. Esta empreitada, indica a autarquia, engloba a “repavimentação de um troço de cerca de um quilómetro” do referido caminho. A intervenção inclui ainda “saneamento de raízes, alargamento das vias, execução de bermas e execução de drenagem pluvial”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -