25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroTransportes Colectivos do Barreiro celebram 64 anos de existência pela mobilidade

Transportes Colectivos do Barreiro celebram 64 anos de existência pela mobilidade

Efeméride assinalada dia 24 com oferta de livros nas redes sociais

 

- PUB -

Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) celebram este mês 64 anos de vida e de mobilidade, numa longa viagem que faz parte da memória destes serviços municipalizados e que representam muitos dos valores e da imagem do próprio concelho, sendo o aniversário assinalado pelo município no próximo dia 24.

Para comemorar esta data, marcada por “um percurso que caminha numa direcção cada vez mais sustentável”, sempre focada no serviço público e nos interesses dos munícipes, a autarquia local lembra que apesar dos actuais tempos de pandemia, que obrigou a que todos abrandassem o ritmo diário das suas vidas, os TCB “não só nunca pararam, como procuraram ser ainda mais um símbolo de união e de ligação, de segurança e confiança”, entre toda a população, em conjunto com a Área Metropolitana de Lisboa.

- PUB -

Frederico Rosa, presidente da edilidade barreirense, sublinhou recentemente a O SETUBALENSE a importância da mobilidade para o território, recordando a aquisição em 2019 de “novos autocarros e a atribuição de 11 milhões de euros no orçamento camarário deste ano só para os TCB”. De acordo com a autarquia e mais uma vez, os trabalhadores destes serviços “têm sabido dizer presente, quando as populações que servimos mais necessitam de quem lhes garanta mobilidade em segurança”, acrescenta.

Foi neste âmbito que, em Novembro do ano passado e na sequência da candidatura apresentada ao “Prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas 2020”, estes transportes colectivos foram um dos cinco finalistas à categoria de “Administração Pública Local”, tendo sido distinguidos com o diploma de menção honrosa.

Na altura, o vice-presidente e vereador responsável pelos TCB, João Pintassilgo, destacou que o município “percebeu desde o primeiro momento a importância de gerir um serviço público de transporte de passageiros, em que apesar da procura ter atingido 25% do valor de passageiros transportados anteriormente ao surto pandémico da Covid-19, nunca reduziu a sua oferta abaixo dos 55%, comparativamente com o período homólogo de oferta”, explicou.

- PUB -

Para o autarca, a câmara precisou de transmitir confiança à população para “continuar a utilizar o transporte público”, através do aumento das operações de higienização das viaturas, das barreiras de acrílico entre motoristas e utentes, mas também, pela obrigatoriedade de máscara ou viseira, com o lançamento de campanhas nos media e nas redes sociais, com o intuito de “tornar a viagem mais segura para o cidadão”, frisou o vereador.

Nesse momento, os TCB haviam transportado perto de 60% de passageiros, relativamente ao período pré-covid, fruto de uma política de” incentivo ao uso dos transportes de forma responsável”, garantiu o autarca.

“Uma Viagem pelo Barreiro” lembra percurso de mobilidade

Como a história se faz das conquistas do passado e da visão para o futuro, para comemorar este aniversário com todos os barreirenses, os TCB vão oferecer um conjunto de 10 exemplares do livro “Uma Viagem pelo Barreiro”, da autoria de Bruno Vieira Amaral, que conta “a narrativa desta mobilidade que também é a de todos nós”, realça o município.

Os interessados em habilitar-se a receber uma destas obras só terão de partilhar no Facebook ou no Instagram, até dia 24, imagens que incluam o número 64, com a referência #TCB64anos. Como fonte de inspiração, serão ainda colocadas nas suas redes sociais, ao longo do mês, diversos ‘posts’ que têm por objectivo “demonstrar a relevância criativa” deste número. Por sua vez, os autores das fotos que derem mais mobilidade à criatividade, vão ser anunciados a partir do dia 26 e receberão a oferta na segurança das suas casas.

O livro que retrata a viagem dos TCB “continua em aberto e todos são bem-vindos a bordo”, destaca a autarquia, por “uma mobilidade com confiança”, conclui.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -