25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela investe 28 milhões de euros na habitação social em seis anos

Palmela investe 28 milhões de euros na habitação social em seis anos

Já foram identificados 257 agregados habitacionais em situação de carência e sem recursos económicos

A Estratégia Local de Habitação (ELH) aprovada na última reunião de câmara tem como objectivos, para atribuição em regime de arrendamento apoiado, “a aquisição e reabilitação de 101 fogos, a construção de 62 novos fogos e o arrendamento para subarrendamento de 19 fogos”.

- PUB -

Esta estratégia tem “um prazo de execução de seis anos” e estabelece ainda como metas, realça a autarquia, “a reabilitação de 13 fogos do actual parque habitacional municipal, a construção de 16 habitações destinadas a pessoas idosas ou portadoras de deficiência, promovidas pelo 3.º sector, o apoio a 44 beneficiários directos candidatos ao Programa 1.º Direito e a construção de 14 fogos destinados a arrendamento acessível”.

O investimento da autarquia está estimado em 21 milhões de euros, 1,4 milhões para o 3.º sector e 5,6 milhões para particulares.

Para o efeito, revela o documento, foram identificados, no território, 257 agregados habitacionais em situação de carência e sem recursos económicos, num total de 582 pessoas.

- PUB -

Actualmente, o parque habitacional do Município possui 40 fogos, que se encontram disponíveis para implementação das soluções da ELH e 17 terrenos municipais.

A ELH, esclarece o município, é um instrumento estratégico em matéria de política de habitação à escala local, que pretende oferecer uma resposta integrada e partilhada aos problemas habitacionais da população. “Nesse sentido, visa dar uma resposta às situações de maior carência habitacional identificadas e, adicionalmente, potenciar dinâmicas de reabilitação urbana, bem como, promover uma maior regulação do mercado de habitação, contribuindo para um acesso mais eficaz à habitação, para um parque habitacional mais qualificado, para um habitat urbano valorizado e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população e o reforço da coesão social e territorial no concelho.”

A concretização desta estratégia assenta em cinco programas /prioridades. A saber:
“Reforça, programa de habitação municipal em regime de renda apoiada; Integra, programa de apoio ao alojamento de pessoas em situação de vulnerabilidade; Colabora, programa de apoio aos proprietários que vivem em condições indignas; Valoriza, programa de valorização do habitat e do parque edificado habitacional; e Executa, programa de implementação, monitorização e avaliação da ELH”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -