19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalArtista Smile retrata animais da Arrábida em novo mural em Vila Nogueira...

Artista Smile retrata animais da Arrábida em novo mural em Vila Nogueira de Azeitão

O trabalho resultou de um convite feito pela Junta de Freguesia

 

- PUB -

Andorinhão real, geneta, rabirruivo-preto, bico-grossudo e raposa, espécies presentes na fauna da Serra da Arrábida, estão também a partir de agora representadas, de uma forma tão realista que parecem de verdade, no novo mural de arte urbana da autoria do artista Ivo Santos, que assina as suas pinturas enquanto Smile, em Vila Nogueira de Azeitão.

“Este trabalho surgiu o ano passado, quando a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, me fez a proposta para decorar o mural. A ideia passava por criar algo relacionado com a Serra da Arrábida, retratando a fauna e flora”, começa por dizer Smile a O SETUBALENSE. “Para quem está de frente para o muro, é possível ver o outro lado da serra. Há ali uma ligação e criar também uma ligação entre cada elemento do mural foi um grande desafio, até porque é um muro muito extenso, com quase 80 metros de comprimento”, partilha, destacando ainda a vertente pedagógica que inclui habitualmente nos seus trabalhos, desta feita a identificar as espécies com os seus nomes a ladear cada figura.

Além deste mural, Smile pintou recentemente os três túneis da Arrábida, com elementos do fundo do mar, desportos praticados na serra e a fauna e flora existente na mesma, e a entrada da cidade de Setúbal através da Estrada Nacional 10, num mural que representa a passagem da serra da Arrábida para o Rio Sado, com animais representativos da cidade e da serra e embarcações típicas de pescadores setubalenses e outros elementos ligados ao mar.

- PUB -

Em Setúbal, o artista tem ainda obras suas na Casa da Baía, na Casa do Largo, no Parque de Campismo do Outão, na Bela Vista e nas Praias do Sado, sem esquecer que tem vindo a deixar a sua marca noutros locais do distrito, dos quais são exemplos o Seixal e o Barreiro.

Alerta para as alterações climáticas através da arte

Em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e o Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros de Setúbal, o artista faz parte do projecto “Comunicação e Sensibilização em Cenários de Risco Associados às Alterações Climáticas”. A iniciativa começou no ano lectivo passado e leva a arte urbana às escolas com o objectivo sensibilizar crianças e jovens sobre a questão da mitigação dos efeitos das alterações climáticas e a adaptação aos riscos. No total, fazem parte deste projecto seis escolas de Setúbal. Depois de ter estado na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de Aranguez, cuja temática foi a preservação das pradarias marinhas, e na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, sobre a preservação da Serra da Arrábida no que diz respeito aos incêndios florestais, o artista segue esta semana, se a meteorologia assim o permitir, para o Agrupamento de Escolas de Azeitão.

- PUB -

Em terras azeitonenses, serão as espécies da Serra da Arrábida que se encontram em vias de extinção o tema abordado. “Vou estar nos próximos tempos no concelho de Setúbal a realizar estas pinturas, que serão agora um pouco diferentes das duas primeiras, dado o respeito pela distância social que a pandemia exige”, refere. “Em cada uma das escolas é abordado um tema diferente e habitualmente os alunos participam na pintura do mural, numa espécie de workshop que realizo com eles. É uma forma de os envolver no projecto e de os fazer sentir alguma ligação com a pintura. Agora esta vertente tem de ser adaptada mas faremos as pinturas da melhor forma que conseguirmos fazer, mantendo os nossos objectivos”, adianta.

Município do Seixal e Associação ACUParte preparam festival

Com regresso marcado para Maio, o À Babuja – Festival de Street Art do Seixal deste ano conta com organização da Câmara Municipal do Seixal e da ACUParte Associação Cultural. A curadoria artística, por seu turno, estará a cargo do artista Ivo Santos, mais conhecido como Smile. “Serei eu a realizar a curadoria dos artistas mas o festival em si vai ser organizado pela associação, da qual sou presidente, em conjunto com a autarquia e vai estar incluída no projecto Mural 18”, esclarece, acrescentando que da programação para estes dias farão igualmente parte workshops, música e animação de rua.

De 6 a 9 de Maio, seis empenas da Quinta do Cabral, na Arrentela, serão intervencionadas por artistas nacionais e internacionais, explorando nas suas pinturas “o universo do que é o Seixal, as vivências e a história seixalense”, revela o artista e curador artístico do festival.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -