25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalJoaquim Santos declina usar cargo de presidente para ser vacinado antes de...

Joaquim Santos declina usar cargo de presidente para ser vacinado antes de quem mais precisa

Os presidentes de câmara estão na prioridade para a vacinação, mas Joaquim Santos afirma que outros estão primeiro

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, vai “declinar” o direito de ser vacinado contra a covid-19 na fase que começou ontem, 1 de Fevereiro, prevista pelo Despacho n.º 1090-D/2021, relativa a pessoas que assegurem serviços essenciais em determinados órgãos públicos, casos com os “presidentes de câmaras municipais, tendo em conta que são os responsáveis principais da protecção civil”.

- PUB -

Uma task force do Plano Nacional de Vacinação que dá ainda prioridade a titulares dos órgãos de soberania, deputados, funcionários da Assembleia da República, membros dos órgãos das Regiões Autónomas e magistrados.

“Vou declinar ser vacinado nesta fase porque entendo que não devo ter mais privilégios que outros. Esse critério só o Serviço Nacional de Saúde deve indicar”, afirma Joaquim Santos. “O critério deve ser clínico e não político”, acrescenta.

No entanto, compreende que outros presidentes de câmara, ou titulares de cargos de soberania, “tenham outra opinião em relação à forma como as políticas públicas devem ser aplicadas”. Mas também diz que, entre os titulares e “atendendo às suas condições de saúde, ao fazerem parte do grupo de risco”, admite que “possam ter prioridade”.

- PUB -

Quanto a si próprio, uma vez que sendo “relativamente jovem” e “não apresentar problemas de saúde”, e ainda “tendo em conta que há poucas vacinas, é preferível que sejam vacinadas, em primeiro lugar, todas as pessoas que estão dentro dos critérios de risco”. Portanto, “vou aguardar pela minha vez como cidadão comum”, afirma.

Vinca ainda o autarca que a task force do Plano Nacional de Vacinação deveria incluir já, numa primeira fase, as corporações de bombeiros, e dessa sua opinião já deu conhecimento ao primeiro-ministro, António Costa, em ofício enviado a 19 de Janeiro. Nesse documento lembra que os bombeiros “intervêm na primeira linha da contenção e combate à infecção, prestando a todos os níveis um apoio imprescindível, [e muitas vezes] com risco da própria vida”.

Mas até ao momento, e apesar de já ter sido noticiado que 15 mil dos 30 mil bombeiros existentes no País – aqueles que fazem transporte de doentes, participam nas salas de controlo de operações e ajudam no pré-hospitalar -, vão ser vacinados ainda antes dos presidentes de câmara, Joaquim Santos diz não ter ainda conhecimento do assunto. “Não tenho nenhuma indicação concreta sobre quando será”.

- PUB -

Câmara prepara espaços para vacinação em massa da população

Entretanto, neste momento decorre no concelho do Seixal a fase de vacinação de utentes e funcionários dos lares da rede solidária pública e privados. Pelo o que o autarca sabe é que, até à passada sexta-feira, cerca de 700 pessoas já tinham sido vacinadas, faltando, portanto, vacinar outras tantas. “Quem está a dirigir este processo são as autoridades de saúde, a câmara apenas acompanha através da Protecção Civil Municipal, e damos apoio logístico”.

Acompanhamento e apoio logístico irá acontecer também quando começar a vacinação em geral da população do concelho. “Na última reunião da Área Metropolitana de Lisboa com o coordenador do plano nacional de vacinação, os municípios, incluindo o do Seixal, manifestaram disponibilidade para auxiliarem na vacinação em massa da população, mas até ao momento a Câmara Municipal do Seixal ainda não foi contactada”, diz Joaquim Santos.

No entanto, o município já planeou alguns espaços a serem usados, e podem ser dois por freguesia, caso de pavilhões desportivos. Para o autarca é fundamental que o processo de vacinação em massa decorra de forma “descentralizada” para “evitar grande concentração de pessoas e grandes deslocações”, portanto, a ideia é que a vacina contra a covid seja administrada “fora dos centros de saúde”, de forma a que estes “fiquem livres para responder a outros problemas de saúde”. Mas a decisão e o processo serão “coordenados pelas autoridades de saúde”, sendo que “a câmara vai colaborar na fase de planeamento e em parte da execução”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -