14 Abril 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Testagem no secundário arranca hoje mas fecho das escolas ainda não está...

Testagem no secundário arranca hoje mas fecho das escolas ainda não está em cima da mesa

António Carlos Silva, delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo, faz ponto de situação ao impacte da Covid nos estabelecimentos de ensino

 

- PUB -

O fecho das escolas “não está neste momento em cima da mesa”, mas o Governo e a Direcção-Geral da Saúde (DGS) estão “a monitorizar” o evoluir da situação e já hoje começa a ser efectuada nova testagem à Covid-19 nos estabelecimentos de ensino “secundário”.

A informação foi avançada a O SETUBALENSE pelo delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo, António Carlos Silva, que garante que o impacte nos estabelecimentos escolares está a ser devidamente analisado.

“Estão a ser definidas medidas que ainda devem ser tomadas hoje [ontem] à tarde, nomeadamente a testagem no [ensino] secundário. E medidas profilácticas, para turnos que tenham só um ou dois casos que sejam isolados”, revelou o médico. “Estamos a avançar com calma, a monitorizar os surtos, as escolas, o número de casos. A partir de amanhã [hoje] vai fazer-se a testagem às escolas, a começar pelas dos concelhos que estão em maior risco”, reforçou.

- PUB -

Porém, “a manter-se a grande transmissão comunitária [do vírus], na próxima semana, pode ser que haja outras medidas. Dependente da evolução”, admitiu António Carlos Silva. Neste momento, juntou, “o Ministério da Saúde, a Direcção-Geral da Saúde [DGS], as entidades de saúde, consideram que as escolas ainda continuam a não ser de risco elevado”, ao contrário do que acontece com outras instituições.

“Esta é uma doença de comportamentos. O comportamento das pessoas tem alterado a evolução da pandemia”, lembrou o responsável. “No Natal e no ano novo, as pessoas não deixaram de socializar”, apontou. Por isso, defende que “tem de haver por parte do Governo e das forças de autoridade capacidade de fazer vigilância e tomar medidas de fiscalização”. “Tem de se fiscalizar mais e rapidamente. E temos de ser conscientes [nos comportamentos]”, concluiu.

 

- PUB -

Mais populares

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Bateria da Raposa vai passar para o município para vigiar praias e reforçar combate a incêndios

O entendimento entre a Câmara de Almada e o Estado está a ser traçado para a bateria de costa na Mata Nacional dos Medos passar para a gestão da autarquia. Esta antiga estrutura militar vai ter novo uso estratégico de defesa

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre...
- PUB -