26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTestagem no secundário arranca hoje mas fecho das escolas ainda não está...

Testagem no secundário arranca hoje mas fecho das escolas ainda não está em cima da mesa

António Carlos Silva, delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo, faz ponto de situação ao impacte da Covid nos estabelecimentos de ensino

 

- PUB -

O fecho das escolas “não está neste momento em cima da mesa”, mas o Governo e a Direcção-Geral da Saúde (DGS) estão “a monitorizar” o evoluir da situação e já hoje começa a ser efectuada nova testagem à Covid-19 nos estabelecimentos de ensino “secundário”.

A informação foi avançada a O SETUBALENSE pelo delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo, António Carlos Silva, que garante que o impacte nos estabelecimentos escolares está a ser devidamente analisado.

“Estão a ser definidas medidas que ainda devem ser tomadas hoje [ontem] à tarde, nomeadamente a testagem no [ensino] secundário. E medidas profilácticas, para turnos que tenham só um ou dois casos que sejam isolados”, revelou o médico. “Estamos a avançar com calma, a monitorizar os surtos, as escolas, o número de casos. A partir de amanhã [hoje] vai fazer-se a testagem às escolas, a começar pelas dos concelhos que estão em maior risco”, reforçou.

- PUB -

Porém, “a manter-se a grande transmissão comunitária [do vírus], na próxima semana, pode ser que haja outras medidas. Dependente da evolução”, admitiu António Carlos Silva. Neste momento, juntou, “o Ministério da Saúde, a Direcção-Geral da Saúde [DGS], as entidades de saúde, consideram que as escolas ainda continuam a não ser de risco elevado”, ao contrário do que acontece com outras instituições.

“Esta é uma doença de comportamentos. O comportamento das pessoas tem alterado a evolução da pandemia”, lembrou o responsável. “No Natal e no ano novo, as pessoas não deixaram de socializar”, apontou. Por isso, defende que “tem de haver por parte do Governo e das forças de autoridade capacidade de fazer vigilância e tomar medidas de fiscalização”. “Tem de se fiscalizar mais e rapidamente. E temos de ser conscientes [nos comportamentos]”, concluiu.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -