19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstudantes do Politécnico de Setúbal são finalistas do concurso “ReportEU”

Estudantes do Politécnico de Setúbal são finalistas do concurso “ReportEU”

Alunos de Comunicação Social vão participar na iniciativa com uma reportagem sobre saúde mental

Cinco estudantes da licenciatura em Comunicação Social do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integram uma das seis equipas de jovens repórteres seleccionadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, no âmbito da 1ª edição do ReportEU.

- PUB -

Um projecto focado na formação prática de futuros jornalistas, “no formato de reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus”, avança o IPS em comunicado.

Os estudantes David Marcos, Ana Coelho, Filipe Borges, Marisa Cidade e Leonor Curado vão ser coordenados pelo professor Ricardo Nunes e já propuseram uma reportagem, na modalidade de imprensa escrita, sobre o tema “A Saúde Mental”, a ser desenvolvido ao longo do mês de Abril.

Todos os estudantes em concurso terão acesso a acompanhamento de jornalistas profissionais e, no final, “as três melhores reportagens, segundo a equipa de mentores e parceiros, serão difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa, nomeadamente o jornal Público, a rádio Renascença e a estação televisiva TVI”.

- PUB -

Este desafio foi lançado em Novembro de 2020, em parceria com os Repórteres em Construção (REC), e recebeu 23 candidaturas de estudantes de Jornalismo e Comunicação Social de vários pontos do país, “das quais resultaram as seis equipas agora selecionadas, de cinco instituições de ensino superior de Lisboa, Coimbra, Viseu e Setúbal”.

O júri irá valorizar critérios como a inovação, qualidade de execução e de apresentação, relevância dos conteúdos, impacto numa maior ligação dos cidadãos à União Europeia (EU), e inclusão de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE.

Além de permitir uma experiência prática de jornalismo de reportagem, acompanhada por profissionais, “a iniciativa ReportEU procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus”, conclui o IPS sobre a apresentação do projecto.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -