5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete assinala restauração do concelho com distinção de oito cidadãos e entidades

Alcochete assinala restauração do concelho com distinção de oito cidadãos e entidades

Sessão solene estava inicialmente agendada para amanhã, mas foi adiada para data a definir devido ao Estado de Emergência

- PUB -

No sentido de assinalar o 123.º aniversário da restauração do concelho, a Câmara Municipal de Alcochete vai este ano distinguir com medalhas municipais oito cidadãos e entidades alcochetanos em sessão solene, em data ainda a definir.

A cerimónia pública, inicialmente agendada para amanhã e adiada devido ao Estado de Emergência, vai desta forma homenagear com a Medalha da Restauração do Concelho – que reconhece aqueles “que se evidenciaram por serviços e actividades em prol do município e da população em várias áreas” – os profissionais do Pólo de Alcochete da Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio do ACES Arco Ribeirinho, o Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e o Serviço Municipal de Protecção Civil, explicou a autarquia em comunicado. A nível individual vão ser igualmente agraciados António José Soares e Manuel Ferreira Cardoso.

Já os funcionários Hélder Almeida e Fernanda Formigo vão ser honrados com a Medalha Municipal de Bons Serviços, que consagra anualmente “os trabalhadores do município, das juntas de freguesia e dos serviços públicos que se distinguiram no cumprimento das suas funções e as desempenharam com dedicação e competência”.

- PUB -

Foi a 15 de Janeiro de 1898 que Alcochete recuperou a sua autonomia administrativa, depois de ter permanecido três anos sob a dependência do Montijo. “Há um momento particular que a todos nos diz muito e que é comemorar a restauração do concelho, o momento mais sublime, a sessão mais solene que o município promove há 123 anos”, referiu Fernando Pinto, presidente da autarquia, de acordo com a mesma nota.
“A 15 de Janeiro de 1898 fomos capazes de escrever mais um capítulo da nossa narrativa enquanto povo. Após três anos de dependência administrativa e política, o concelho de Alcochete (re)conquistou a sua autonomia, um episódio memorável que traduziu a reivindicação das gentes de Alcochete, que nunca deixaram de lutar pela sua identidade e independência, enquanto território e comunidade”, acrescentou o autarca.

Estas comemorações pretendem, ainda, “perpetuar um passado” que “une e honra” Alcochete “enquanto povo e trazer à memória das gerações mais novas a resiliência” dos seus “antepassados na luta pela autonomia”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -