5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaJunta de Freguesia da Costa de Caparica reforça competências próprias

Junta de Freguesia da Costa de Caparica reforça competências próprias

Ao fim de seis anos de reivindicação, a Junta de Freguesia da Costa de Caparica conseguiu muscular a sua área de intervenção

 

- PUB -

A Junta de Freguesia da Costa de Caparica acabou de acrescentar mais competências à sua área de acção na cidade. O protocolo do auto de transferência de recursos para o exercício das competências próprias delegáveis entre a Câmara Municipal de Almada e a junta foi assinado na passada terça-feira.

O acto de assinatura decorreu durante a manhã, na sede da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, entre o seu presidente, José Ricardo Martins, e a vereadora Francisca Parreira, que confirmaram o documento que dá forma às novas competências que agora passam da Câmara Municipal para a junta, no âmbito do Decreto-Lei 57/2019, de 30 de Abril. Na mesma ocasião, foram também celebrados novos contratos inter-administrativos.

Para José Ricardo Martins este reforço de competências e meios “é importante para servir a população com a política de proximidade exigida diariamente ao Poder Local”, ao mesmo tempo apontou o momento da chancela do auto de transferência de recursos como resultado de “seis anos de contínua reivindicação do executivo”.

- PUB -

Campanha ajuda jovem Ivo

Entretanto, o executivo da Junta de Freguesia da Costa de Caparica apontou como “coroada de sucesso” a campanha “Toneladas de Ajuda” criada para dar mais mobilidade, no dia-a-dia, ao jovem Ivo, a qual consistiu na aquisição de um equipamento especial.

Tratou-se de uma motivação solidária promovida pela junta de freguesia em parceria com a empresa Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas e Câmara Municipal de Almada.

- PUB -

Esta campanha solidária, a primeira desenvolvida entre a Amarsul e a Junta de Freguesia da Costa de Caparica, “foi possível graças ao envolvimento da população e comerciantes locais, que se aliaram a esta causa solidária, mas também amiga do ambiente”, refere o executivo da autarquia. A participação consistiu em depositar plástico e papel nos Eco-bags colocados no interior do Quartel da Costa de Caparica dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

O valor do material reciclado, que permitiu ajudar o Ivo foi de 1 444 euros, e foi ‘transformado’ na aquisição de um equipamento Standing Frame Móvel, que foi entregue ao jovem caparicano, com paralisia cerebral, na passada sexta-feira numa cerimónia simbólica que decorreu na secção da Costa de Caparica da mesma corporação.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -