5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalMédicos da região, setubalenses e azeitonenses prestam homenagem a Machado Luciano

Médicos da região, setubalenses e azeitonenses prestam homenagem a Machado Luciano

O cirurgião morreu aos 86 anos, depois de quase meio século dedicado à saúde da população do concelho

 

- PUB -

Luís Alberto Machado Luciano, reconhecido cirurgião de Setúbal, morreu esta segunda-feira aos 86 anos, vítima de doença súbita. Desenvolveu em Setúbal grande parte da sua actividade profissional, tendo ocupado vários cargos na administração e serviços clínicos do Hospital de São Bernardo, inclusive o de director do Serviço de Cirurgia.

Uma perda para a comunidade médica da região e do país, que a direcção da Sub-Região de Setúbal da Ordem dos Médicos assinala distinguindo publicamente Machado Luciano como “homem ímpar”, por tudo o que fez ao longo da vida “pela medicina, pelos colegas e utentes”.

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), a qual Machado Luciano integrava e chegou a presidir durante seis anos, também prestou homenagem pública ao “médico de grande prestígio e popularidade”, recordando-o pela “forma carinhosa e empenhada com que se dedicava aos seus doentes, e a todos que lhe pediam ajuda” e destacando “um vazio muito difícil de preencher”, que agora se impõe.

- PUB -

Apesar da sua avançada idade, até ao momento da sua morte, Machado Luciano manteve-se em actividade, embora não clínica, desempenhando as funções de presidente do Conselho Consultivo da Liga dos Amigos do Hospital São Bernardo (LAHSB) e na presidência do Conselho Fiscal da – Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infeciosas (Lacpedi).

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1962, Machado Luciano, residia em Setúbal há quase meio século, desde que iniciou a sua actividade no Hospital de São Bernardo em 1974.

Neste hospital integrou várias Comissões Hospitalares entre 1974 e 1976.
Já em 1985 integrou o grupo de cirurgiões que elaborou os Estatutos para a Constituição da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, tendo também integrado a primeira direcção eleita desta entidade.

- PUB -

Entre 1999 e 2003 presidiu a Assembleia-geral da Distrital de Setúbal, da Ordem dos Médicos, em dois mandatos sucessivos.

Na política foi mandatário da Candidatura de Carlos de Sousa (CDU) à Câmara Municipal de Setúbal em 2001 e 2005.

Também desempenhou funções como presidente da Assembleia-geral da Setúbal-Polis 2001, com mandato não renovado em 2005.

Machado Luciano ainda viu a sua actividade ligada à saúde, mas também à vida cívica e social, ser distinguida em 2018 pela Câmara de Setúbal, com a Medalha da Cidade na categoria de Ciência e Tecnologia.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -