26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMédicos da região, setubalenses e azeitonenses prestam homenagem a Machado Luciano

Médicos da região, setubalenses e azeitonenses prestam homenagem a Machado Luciano

O cirurgião morreu aos 86 anos, depois de quase meio século dedicado à saúde da população do concelho

 

- PUB -

Luís Alberto Machado Luciano, reconhecido cirurgião de Setúbal, morreu esta segunda-feira aos 86 anos, vítima de doença súbita. Desenvolveu em Setúbal grande parte da sua actividade profissional, tendo ocupado vários cargos na administração e serviços clínicos do Hospital de São Bernardo, inclusive o de director do Serviço de Cirurgia.

Uma perda para a comunidade médica da região e do país, que a direcção da Sub-Região de Setúbal da Ordem dos Médicos assinala distinguindo publicamente Machado Luciano como “homem ímpar”, por tudo o que fez ao longo da vida “pela medicina, pelos colegas e utentes”.

A Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA), a qual Machado Luciano integrava e chegou a presidir durante seis anos, também prestou homenagem pública ao “médico de grande prestígio e popularidade”, recordando-o pela “forma carinhosa e empenhada com que se dedicava aos seus doentes, e a todos que lhe pediam ajuda” e destacando “um vazio muito difícil de preencher”, que agora se impõe.

- PUB -

Apesar da sua avançada idade, até ao momento da sua morte, Machado Luciano manteve-se em actividade, embora não clínica, desempenhando as funções de presidente do Conselho Consultivo da Liga dos Amigos do Hospital São Bernardo (LAHSB) e na presidência do Conselho Fiscal da – Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infeciosas (Lacpedi).

Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1962, Machado Luciano, residia em Setúbal há quase meio século, desde que iniciou a sua actividade no Hospital de São Bernardo em 1974.

Neste hospital integrou várias Comissões Hospitalares entre 1974 e 1976.
Já em 1985 integrou o grupo de cirurgiões que elaborou os Estatutos para a Constituição da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, tendo também integrado a primeira direcção eleita desta entidade.

- PUB -

Entre 1999 e 2003 presidiu a Assembleia-geral da Distrital de Setúbal, da Ordem dos Médicos, em dois mandatos sucessivos.

Na política foi mandatário da Candidatura de Carlos de Sousa (CDU) à Câmara Municipal de Setúbal em 2001 e 2005.

Também desempenhou funções como presidente da Assembleia-geral da Setúbal-Polis 2001, com mandato não renovado em 2005.

Machado Luciano ainda viu a sua actividade ligada à saúde, mas também à vida cívica e social, ser distinguida em 2018 pela Câmara de Setúbal, com a Medalha da Cidade na categoria de Ciência e Tecnologia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -