26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoDois candidatos na corrida à presidência da AF de Setúbal

Dois candidatos na corrida à presidência da AF de Setúbal

O actual líder Francisco Cardoso tem Nélson Melo como adversário

 

- PUB -

A sede da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) é na próxima sexta-feira, entre as 19 e 22 horas, palco das eleições para os órgãos sociais do organismo para o mandato 2020/2024. As duas listas concorrentes são encabeçadas por Francisco Cardoso, actual líder da AFS, e Nélson Melo, profissional de educação física que se apresenta com o lema “101 vontades, um projecto”.

Cada um dos dois candidatos à presidência entendem ser a melhor opção para liderar os destinos da associação que rege o futebol no distrito de Setúbal. Francisco Cardoso, bancário nascido em Palmela há 61 anos, aponta as razões pelas quais se recandidata quatro anos depois de ter sido eleito para o cargo. “O caminho faz-se caminhando. Neste honroso percurso, acompanhado pela força dos nossos filiados, a AF Setúbal evoluiu, comprovadamente”.

Ainda em jeito de balanço, o candidato, que se apresenta com a missão de “continuar o trabalho por mais unidade, solidariedade e responsabilidade”, recorda que “decorreram quatro anos de dedicação, trabalho, responsabilidade, honestidade e proximidade em nome da coesão e fortalecimento da entidade desportiva de maior representatividade institucional do nosso distrito: a Associação de Futebol de Setúbal”, refere, sublinhando a importância de existir “uma atitude positiva”.

- PUB -
Francisco Cardoso

Na carta enviada pelo candidato Francisco Cardoso aos presidentes de direcção dos clubes, SAD’s e Núcleos de Árbitros filiados é destacada a solidariedade. “Continuo a afirmar, sem hesitações, que a prática da solidariedade institucional é imperativa. Uma força indispensável do nosso universo associativo, porque os nossos emblemas, cada um com as suas realidades, dificuldades e méritos, constituem, no seu todo, a verdadeira equipa que sustenta o peso de uma reconhecida e honrosa história associativa com 93 anos”.

Além de estar ligado a actividades no dirigismo desportivo, o candidato, que está há décadas também envolvido no dirigismo cultural e de responsabilidade social, refere que “a unidade da AFS jamais pode ser posta em causa”. “A missão de continuar a defender todos os nossos filiados (Clubes, SAD’s, e Núcleos de Árbitros) é tarefa inquestionável. Estou convicto de que a energia do Universo AF Setúbal está reforçada porque, a minha motivação para continuar a trabalhar em nome da AF Setúbal e de todos os nossos filiados é redobrada”.

Francisco Cardoso não esconde satisfação pelo suporte que tem tido. “O reconhecimento do trabalho já realizado e a confiança no futuro sustentam um conjunto alargado de honrosas manifestações de apoio que tenho recebido”, revela, apresentando-se “com humildade, orgulho, responsabilidade e compromisso, fortalecido por uma equipa de gente de trabalho e com experiência reconhecida e adequada, que serei candidato a presidente da direcção da AF Setúbal para o mandato 2020/2024”.

- PUB -

Candidato Nélson Melo defende “101 vontades, um projecto”

O SETUBALENSE avançou em primeira mão, na edição de 2 de Setembro de 2020, a intenção de Nélson Melo em ser candidato à presidência da Associação de Futebol de Setúbal. Cerca de quatro meses depois da entrevista concedida ao nosso jornal, é um facto consumado de que o barreirense, de 43 anos, vai mesmo enfrentar nas urnas Francisco Cardoso, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.

No programa de candidatura, que surge com o lema “101 vontades, um projecto”, Nélson Melo apresenta os argumentos pelos quais se considera apto a exercer funções de líder na AF Setúbal. “Toda a minha vida foi ligada ao Desporto, sou profissional de Educação Física e Desporto, estou habituado a trabalhar em contextos adversos e sob enorme pressão. Desenvolvi capacidade de liderança, assertividade, comunicação e trabalho em equipa que acredito serem fundamentais para o exercício do cargo”.

Nélson Melo

E acrescenta: “é para mim uma sublime honra, ser candidato à presidência da AFS, acredito que a nossa equipa e o nosso projecto será uma mais-valia para a AF Setúbal. A nossa paixão pelo desporto, a experiência e conhecimentos adquiridos assim como a constante busca pela excelência, liderando uma equipa valiosa, serão por certos factores diferenciadores da nossa candidatura”.

O projecto de Nélson Melo assenta em três pilares: visão, missão e valores. No primeiro, ambiciona “colocar a AFS no topo das boas práticas de desenvolvimento desportivo das modalidades de futebol, futsal e futebol de praia”; a missão passa por promover a prática do futebol, do futsal e do futebol de praia, desde a formação até aos seniores, não esquecendo o género feminino”. Os valores a incrementar são o “respeito, liderança, proximidade, inovação, integridade, qualidade, equidistância, confiança e paixão”.

Das 101 vontades que apresenta no projecto para melhorar a AFS, destacamos os seguintes objectivos: “Reformulação dos quadros competitivos, tendo como prioridade a proximidade (1.ª fase) para diminuir as despesas dos clubes; baixar os preços das taxas de organização de jogos (se tal for possível na presente condição financeira da AFS) não prometemos o que não podemos cumprir”.

Candidato esteve no Bonfim

Nélson Melo, que ontem se encontrou no Estádio do Bonfim com a direcção do Vitória FC, para apresentar as ideias que preconiza para a AF Setúbal, promete também “terminar com os jogos às 9 da manhã para as camadas jovens com deslocações superiores a 50 Kms; baixar os preços dos cursos de treinadores e descentralizar o local dos mesmos; criar museu e loja da AFS e criar um código de ética e conduta para todos os dirigentes, técnicos, árbitros e funcionários da AFS”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -