14 Abril 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Luísa Todi ‘celebra’ 268 anos com simbólica homenagem da cidade que a...

Luísa Todi ‘celebra’ 268 anos com simbólica homenagem da cidade que a viu nascer

Comemoração continuou na Igreja do Convento de Jesus com um concerto do cantor lírico Carlos Guilherme

 

- PUB -

Considerada por muitos como “a cantora lírica portuguesa mais importante de todos os tempos” e uma “figura maior da cultura setubalense”, Luísa Todi celebraria no passado sábado 268 anos. Apesar das restrições impostas contra a propagação da Covid-19, a Câmara Municipal de Setúbal, na voz de Pedro Pina, vereador com o pelouro da Cultura, não deixou de assinalar “a importante data” com a tradicional deposição de flores na “glorieta” em homenagem à cantora, situada na avenida com o seu nome, no centro da cidade sadina.

O momento, que aconteceu ao som de canto lírico, contou com algumas palavras do vereador Pedro Pina, nas quais destacou que é “absolutamente extraordinário aquilo que Luísa Todi fez no seu tempo”, sendo, por isso, “importante assinalar-se o seu nascimento”. “Creio que somos daqueles que acreditamos na cultura e nas figuras maiores, que apresentam, ainda, uma salvaguarda moral e ética do nosso tempo. Mesmo que seja património histórico, património de há alguns séculos, devemos assinalar estas figuras da nossa cidade, com referências significativas como exemplo maior daquilo que nós desejamos para o nosso futuro”, referiu. Para o vereador da Cultura, “apesar do futuro passar por muitas coisas, não pode deixar de ter na cultura e naqueles que a protagonizam, como os seus criadores, os seus artistas e os seus agentes culturais, um pilar fundamental”. “É também ela [Luísa Todi] um garante da nossa condição existencial”, acrescentou.

Mesmo em “tempos difíceis” como os que se vivem actualmente, o autarca considera que “não se pode perder a condição essencial humana que é a condição da existência onde está a cultura e as suas condições, como a música em particular, que tem uma dimensão fundamental”. “Acredito que seremos sempre um mundo melhor se essa condição estiver presente nas nossas vidas. É também por essa razão que, mesmo nos tempos de maior confinamento, nós [a Câmara Municipal de Setúbal] nunca abdicámos de ir fomentando a cultura, estimulando os criadores e criando condições para os pequenos espectáculos, e que, sendo a Luísa Todi uma figura maior da cultura setubalense, não deixámos de assinalar esta data”, concluiu.

- PUB -

Na simbólica cerimónia estiveram ainda presentes Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Marques, vogal da União das Freguesias de Setúbal, e Francisco Borba, presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, que homenagearam igualmente a cantora lírica. Em seguida, as comemorações prosseguiram para a Igreja do Convento de Jesus, onde o cantor lírico Carlos Guilherme deu um concerto.

“Deveríamos de ir mais além desta simples cerimónia”

As celebrações do aniversário de Luísa Todi, consideradas por Francisco Borba “como, mais do que um cumprimento, um dever”, deveriam de, na sua opinião, “ter mais projecção na cidade e no País”. “Viemos hoje [sábado] na procura de uma partilha espiritual da figura incontornável e relevante da nossa história e da história da cidade de Setúbal. Nesse sentido, deveríamos de ir mais além desta simples cerimónia, que é igualmente digna. No fim-de-semana mais perto da data da comemoração ou no próprio dia poderíamos fazer algo mais”, comentou.

- PUB -

Mais populares

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Bateria da Raposa vai passar para o município para vigiar praias e reforçar combate a incêndios

O entendimento entre a Câmara de Almada e o Estado está a ser traçado para a bateria de costa na Mata Nacional dos Medos passar para a gestão da autarquia. Esta antiga estrutura militar vai ter novo uso estratégico de defesa

Presidente da República em Azeitão para inauguração de Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama

Este sábado, Marcelo Rebelo de Sousa marcará presença na inauguração da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, espaço que homenageia a relação entre...
- PUB -