14 Maio 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Regional Comunicação Social do litoral alentejano elege profissionais de saúde como "Personalidade de...

Comunicação Social do litoral alentejano elege profissionais de saúde como “Personalidade de 2020”

Pandemia foi escolhida como acontecimento do ano. Nesta edição foram ainda atribuídas distinções nas categorias Inovação, Solidariedade, Desporto e Cultura

 

- PUB -

Os órgãos de Comunicação Social do litoral alentejano elegeram os profissionais de saúde daquela região como Personalidade do Ano de 2020. E a pandemia de Covid-19 foi escolhida como Acontecimento do Ano.

A lista de temas e nomes colocados a votação – nesta quarta edição da iniciativa “Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano | 2020” – resultou da escolha das rádios M24, Sines e Cidade Nova, dos jornais O Leme e Jornal Sudoeste, além dos jornalistas e fotojornalistas freelancers que trabalham na região alentejana.

“Num ano atípico em que o mundo, o País e a região assistiram ao surgimento e ao impacto da Covid-19 com consequências negativas em todos os sectores e quadrantes, os jornalistas do litoral alentejano não podiam ficar indiferentes a esta realidade e optaram por escolher a pandemia como Acontecimento do Ano 2020”, anunciou, em nota de Imprensa, a Comunicação Social do litoral alentejano.

- PUB -

Na mesma eleição, foi considerado “igualmente importante destacar, na Personalidade do Ano, os  profissionais de saúde que estiveram na frente do combate a esta doença com abnegação e sentido de dever”, lê-se na mesma nota.

Nesta edição – “dedicada ao radialista Francisco Violante, colaborador da rádio Sines, que faleceu em Julho deste ano”, lamentam os meios de comunicação alentejanos – foram ainda criadas as categorias de Inovação, Solidariedade, Desporto e Cultura.

A distinção Inovação foi atribuída à Estratégia de Hidrogénio Verde, cujo investimento previsto no processo de produção a dinamizar em Sines deverá ultrapassar os 1,5 mil milhões de euros.

- PUB -

Na categoria Solidariedade, a escolha recaiu nas associações solidárias da região pelo “trabalho intenso realizado em ano de pandemia”, já que “souberam responder ao aumento dos pedidos dos mais necessitados”.

O atleta de paraciclismo Fábio Pacheco, natural de Ermidas-Sado, concelho de Santiago do Cacém, foi o vencedor na categoria Desporto. Foi reconhecido por se ter sagrado “em Julho deste ano Campeão Nacional de Paraciclismo, na classe H4, no Contra-relógio Individual disputado em Palmela”. Além disso, Fábio Pacheco foi  “Campeão Nacional de fundo e vencedor da Taça de Portugal”, juntando a estes títulos, durante a época, “um 2.º lugar na Verola Paracycling Cup (Itália), um 3.º posto na Paracycling European Cup (República Checa) e uma 4.a posição na Brixia Paracycling Cup (Itália)”. Somou ainda “duas vitórias na prova internacional de paraciclismo Extremadura European Cup, pontuável para o ranking Mundial, que decorreu em outubro, em Cáceres, Espanha”.

A distinção na categoria Cultura foi atribuída às comemorações do centenário do nascimento da Amália Rodrigues, que “envolveram a localidade do Brejão, refúgio da fadista no concelho de Odemira, com a realização de uma exposição itinerante, entre 1 e 25 de Setembro”, sobre a vida da artista. “Também na antiga residência de férias da fadista, no Brejão, realizou-se o concerto ‘Bem-Vinda Sejas Amália’, com direcção musical de Jorge Fernando, ex-músico da diva, e componente artística coordenada pelo fadista e apresentador José Gonçalez”.

As distinções, criadas em 2017 pelos órgãos de Comunicação Social do litoral alentejano – rádio, televisão e imprensa – são anunciadas todos os anos.

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Detidos em operação internacional de captura de amêijoa no Tejo são portugueses

Detidos serão presentes amanhã e quinta-feira ao tribunal do Montijo para 1.º interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção   Os cinco detidos numa mega-operação...
- PUB -