26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPorto de Setúbal conclui projectos estruturantes

Porto de Setúbal conclui projectos estruturantes

Lídia Sequeira afirma que 2020 foi um ano difícil mas de grandes realizações para o porto sadino. O aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Setúbal e a entrada em vigor da Janela Única Logística estão na primeira linha de concretizações

 

- PUB -

O Porto de Setúbal fez na passada sexta-feira 97 anos de actividade, uma data que não teve comemoração pública devido ao risco pandémico, mas que a presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Lídia Sequeira, marcou com uma mensagem online, em muito dirigida aos colaboradores das duas infra-estruturas portuárias, onde realçou a “resiliência” de todos para enfrentar este 2020 “atípico”.

Um ano que decorreu de modo “diferente”, mas que classificou como “extremamente importante” para os portos de Setúbal e Sesimbra pelos projectos concretizados e outros já em preparação.

No caso de Setúbal, “acabámos de concluir as dragagens dos canais de acesso ao porto, o que nos permite, a partir de agora, receber a maioria esmagadora dos navios em operação em todo o mundo”, apontou a presidente. Isto porque, com esta intervenção, a barra passou a ter 15 metros de profundidade, e os canais de acesso aos terminais portuários ganharam uma profundidade de 13,5 metros.

- PUB -

Para além de “mais segurança” nas operações no porto, ganharam-se “zonas nos canais que permitem o cruzamento de navios”, o que vem também aumentar a rapidez nas saídas e entradas de navios. “Uma mudança decisiva na operacionalidade motivada pela melhoria significativa dos acessos marítimos, o que corresponde à concretização de um projecto que há 25 anos estava considerado como prioritário no Porto de Setúbal”, lembrou.

Outra concretização deste ano foi o avanço da Janela Única Logística, lançada a 26 de Novembro. Trata-se de uma plataforma digital para apoio à operação marítima portuária. “Este é outro marco histórico”, considerou a presidente da APSS na sua intervenção. “A operação portuária, associada à operação logística, do ponto de origem ao de destino está agora inteiramente digitalizada”.

Também apontada foi a chegada este ano ao Porto de Setúbal de uma nova lancha de pilotagem, que “é muito importante para o acompanhamento das operações de entrada e saída dos navios ao porto”, e ainda a modernização das portarias dos terminais portuários e a implementação de uma estrutura dissipadora de energia na Doca dos Pescadores. Isto para além do ordenamento entre esta actividade profissional com a náutica de recreio. “Damos sempre grande importância aos pescadores”, garantiu Lídia Sequeira.

- PUB -

Porto de Sesimbra também na linha de modernização

Depois de tudo o que foi feito no Porto de Setúbal, a presidente da APSS afirmou este ano também como marco de concretizações no Porto de Sesimbra, entre elas, a construção da ponte-cais 4, que vai “melhorar o ordenamento do porto”. A obra teve início no segundo semestre deste ano, e “ficará concluída, previsivelmente, durante o primeiro trimestre do próximo ano”.

“Vamos separar a actividade náutica de recreio da actividade de pesca. Sabemos que quando as duas estão juntas, quem perde é a pesca, o que não pode acontecer no Porto de Sesimbra, um dos mais importantes do País”.

A nível de intervenção terrestre, nos acessos ao Porto de Setúbal, a presidente da APSS apontou o empenho do conselho de administração para com o projecto associado às descarbonização e transporte ferroviário. “Já tem a autorização da Agência Portuguesa do Ambiente para avançar”, sendo que “o projecto está praticamente concluído entre nós e a Infraestruturas de Portugal”. Diz Lídia Sequeira que este “será o grande projecto de realização do futuro e mudará a face do Porto de Setúbal e a sua operacionalidade”.
Na calha está também a alimentação eléctrica dos terminais portuários. Mais um “projecto de futuro, a par de outros que se lhe seguirão”, acrescenta.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -